NORDESTÃO IMBITUBENSE: LEO BARCELOS SE RECUPERA E BUSCA A LIDERANÇA

IMBITUBENSE VENCEU ETAPA NO RIO, QUER O 2º TÍTULO E MAIS UMA VAGA PARA O MUNDIAL GROM SEARCH

Leo Barcelos comemorando com seu pai, Marcelos 'Maju' Barcelos, a vitória em Geribá. Foto: Cida Barcelos

A 2ª etapa do Rip Curl Grom Search Brasil 2017, que aconteceu na praia de Geribá, Búzios, no estado Rio de Janeiro, neste último fim de semana, foi decisiva para o imbitubense Leonardo Barcelos entrar novamente na disputa pelo segundo título consecutivo de um dos mais importantes e reveladores eventos do país para atletas até 16 anos de idade. O imbitubense obteve o título em 2016 e vai representar o país no Mundial Grom Search 2017, em local com excelentes onda ainda a ser definido pela organizadora do evento.

Medina, Filipe Toledo, Miguel Pupo, Lucas Silveira, Deivid Silva, todos campeões deste evento, demonstram a importância desta competição na carreira de todos os atletas. E a força que surf imbitubense tem tido neste evento nos últimos anos é de tirar o chapéu. Anderson Júnior, o Juninho, local da praia da Vila, em Imbituba, venceu a disputa em 2015 e representou o país em 2016, onde obteve a 5ª colocação.


Leo quebrando em Búzios (RJ). Foto: Pedro Monteiro.

Ainda no sábado, Leo foi preciso em suas duas primeiras participações no evento, e partiu para a terceira fase, confiante. Já no domingo, foram três baterias eletrizantes que levaram o imbitubense a grande final. É notável a evolução não apenas no surf, como também nas estratégias adotadas pelo surfista a cada bateria. 

Tanto na final, quanto na semi, Leo preocupou-se inicialmente em buscar as melhores ondas e pontuar com as melhores notas. Após certificar-se das notas pela locução do evento, o pequeno Leo preferiu deixar a 'zona de conforto', e partir para a marcação dos atletas que poderiam ameaçar sua liderança, e com chances de virar a bateria.

Leo ao lado de Bruno Santos, um dos maiores big riders e competidor do mundo em ondas grandes, Foto: Cida Barcelos. 

Os 15 minutos da bateria final foi liderada pelo imbitubense de ponta a ponta, com o melhor somatório de notas. Nos minutos finais, e com uma nota 7,65 e um 7,00 pontos, Leonardo Barcelos viu o vencedor da primeira etapa do Grom Search Brasil, na praia da Joaquina no mês passado, o catarinense Lucas Vicente, chegar muito perto da virada, quando precisava de um 8,50 pontos, marcar 8,25. 

Não abalado, Leo partiu para a marcação e 'colou' no surfista de Florianópolis - em 2º lugar na bateria naquele momento -, tentando evitar que Lucas pegasse outra onda boa, o deixando em possível condição de interferência caso entrasse na onda, estratégia comum entre muitos surfistas durante decisões. 

Leo Barcelos na entrega de Prêmios da categoria Mirim em Búzios no Rio de Janeiro. Foto: Cida Barcelos. 

O principal atleta imbitubense na atualidade, voltou para casa com o dever cumprido. Após ficar na terceira posição na primeira etapa em Florianópolis, venceu o evento no Rio de Janeiro, encostando assim na liderança - que ainda pertence a Lucas Vicente -, levando a disputa por mais uma vaga no Mundial Grom Search - feito que parece ser inédito entre os meninos - para a decisão final, na praia de Maresias, em São Sebastião, São Paulo, nos dias 11 e 12 de março.

Além de Leo, seu irmão Vinicius Barcelos compõem os Barcelo's Brothers, como são carinhosamente conhecidos em sua cidade. Vini acabou deixando a competição cedo, mas já demostrou que tem muito surf, assim como seu irmão mais velho.

Leo e Vini Barcelos contam com patrocínio da South to South, Silverbay, Tokoro Surfboards Brasil, Talha-mar Restaurante, Shapers Surf Hardware, Sticky Bumps Surfwax, Protetor Brazinco, Fabinho Carvalho Surf Shop, Proesporte, SC Par - Porto de Imbituba, Black Surf, MS Treinamento Personalizado, Truzz Multisports e Tales Andrade.

Resultados 2ª etapa - Praia de Geribá, Búzios (RJ)

Mirim (Sub 16)

1 Leonardo Barcelos (SC)
2 Lucas Vicente (SC)
3 Heitor Duarte (SP)
4 Eduardo Motta (SP)

Feminina (Sub 16
)
1 Anne dos Santos (RJ/Australia)
2 Carol Bonelli (RJ)
3 Maju Freitas (RJ)
4 Sophia Medina (SP)

Iniciante (Sub 14)
1 Leo Casal (SC)
2 Cauã Costa (CE)
3 Luiz Mendes (SC)
4 Kalany Ratto (RJ)

Grommet (Sub 12)
1 Sunny Pires (RJ)
2 Roberto Alves (SP)
3 Daniel Duarte (SP)
4 Noah Machado (PR)

Ranking após duas etapas

Mirim (Sub 16)
1 Lucas Vicente (SC) – 1.900
2 Leonardo Barcelos (SC) – 1.810
3 Daniel Templar (RJ) – 1.556
4 Eduardo Motta (SP) – 1.458

Feminina (Sub 16)
1 Anne dos Santos (RJ/Austrália) – 1.810
2 Maju Freitas (RJ) – 1.810
3 Carol Bonelli (RJ) – 1.800
4 Rafaela Coelho (SC) – 1.312

Iniciante (Sub 14)
1 Leo Casal (SC) – 2.000
2 Cauã Costa (CE) – 1.800
3 Luiz Mendes (SC) – 1.466
4 Rodrigo Saldanha (SP) – 1.260

Grommet (Sub 12)
1 Roberto Alves (SP) – 1.900
2 Gabriel de Souza (SP) – 1.556
3 Murillo Coura (SP) – 1.385
4 Daniel Duarte (SP) – 1.197

Comentários