SÃO CHICO BRASILEIRO DE SURF 2019

Títulos Profissionais em jogo no CBSurf Pro Tour 2019 durante o fim de semana

Marcio Farney on Fire em São Chico. Foto: Márcio David.

Os melhores surfistas profissionais do Brasil desembarcaram em São Francisco do Sul para competir de sexta a domingo (30 de agosto a 1° de setembro) na segunda etapa do CBSurf Pro Tour, o Circuito Profissional da CBSurf (Confederação Brasileira de Surf), apresentado pela Silverbay, buscando o Título de Campeão Brasileiro Profissional da temporada. Em 2018, Jadson André e Larissa Santos sagraram-se os Campeões.

As etapas do Circuito são realizadas em diversos estados do Brasil, com premiação igualitária entre homens e mulheres. A primeira etapa foi realizada em maio, na praia do Futuro (Fortaleza, Ceará), vencida pelo surfista local Artur Silva e pela carioca Taís Almeida. Agora, a marca Silverbay apresenta a segunda etapa.

O evento dá continuidade ao São Chico Brasileiro de Surf, iniciado no fim de semana passado com o CBSurf Júnior Tour 2019, e transformou durante esta semana São Francisco do Sul na Capital Brasileira de Surf.

Larissa dos Santos está fora da etapa

Julia Santos ontem no São Chico Brasileiro de Surf. Foto: Marcio David

A cearense Larissa dos Santos é a atual Campeã Brasileira Profissional da CBSurf. Na primeira etapa, defendendo o título, ficou na quarta colocação. Larissa contraiu o vírus da dengue e ainda não recebeu alta do médico para competir.

Como eu fui Campeã no ano passado, eu estava com gás para poder ir para a segunda etapa. Infelizmente aconteceu isso comigo de ter pegado esta virose, a Dengue, que eu ainda estou me recuperando. Foi uma coisa muito inesperada para mim, foi uma coisa muito triste, eu chorei bastante, porque era um campeonato muito importante”.

O ranking da categoria Feminina do Circuito CBSurf Pro Tour 2019 está sendo liderado pela atleta carioca Tais Almeida, seguida das paulistas Camila Cassia e Julia Santos. Em quarto está Larissa dos Santos.

Minhas expectativas são as melhores, tenho treinado bastante dentro e fora da água pra dar o meu melhor. Competi ano passado no QS1500 de São Chico, gostei bastante da onda da Prainha porque é forte e de qualidade, Me favorece porque gosto de ondas fortes. Acho muito legal ter uma etapa em Santa Catarina, porque SC respira o surf, tem altas praias com boas ondas e o público sensacional”, disse Tais Almeida na semana passada.

No Masculino Arthur Silva disputa confiante

Edson De Pra. Foto: Marcio David

O cearense e líder Masculino, Artur Silva, vem de vitória na sua praia e confiante diz: “Estou treinando pra caramba nos últimos meses, eu também estou competindo outros Circuitos, e isso ajuda muito nos treinos, na confiança, no meu dia-a-dia dos treinos, o psicológico também que é bastante importante, é importantíssimo você estar com a cabeça boa para este tipo de competição, que é bastante acirrada, atletas do Brasil todo. Estou confiante, as minhas pranchas estão muito boas, cheguei um pouco antes em São Chico para treinar, pois são condições bem diferentes de onde eu treino no dia-a-dia, na praia do Futuro, onde eu moro. Que tenham boas ondas no dia da competição para a gente dar o nosso melhor”, diz o Atleta.

O Campeão Cearense Charlie Brown vem com tudo na segunda colocação do ranking, com o paulista Marcos Correa em terceiro e o Pernambucano Thiago Silva em quarto.

Núcleo Ambiental da ASPrainha promove Sumidouro Free

Espaço #Sumidourofree ASPrainha. Foto: Márcio David.

O núcleo Ambiental da Associação de Surf da Prainha montou o Espaço #SumidouroFree junto ao evento, com uma exposição autodidata em apoio ao Movimento #SumidouroFree, onde estavam conscientizando a população perante a causa da preservação da Onda do Sumidouro e pela conservação da Baia a Babitonga, além de coletar assinaturas para o abaixo-assinado que circula na cidade e gravar depoimentos para o documentário que o evento irá produzir.

Além disso, a ASPrainha também recebeu o Centro de Educação Infantil Peixinho Dourado. Este foi o primeiro passo de um projeto piloto do Núcleo, que visa trabalhar com as crianças locais com o objetivo de formar agentes atuantes em prol de conservação ambiental da região. As Professoras da creche estão trabalhando a Educação Ambiental com as crianças do Jardim II, então, em parceria com a ASPrainha e com o evento, estilizaram placas com madeira de demolição e as fixaram na orla da Prainha durante o evento, trabalhando o senso de pertencimento e de cuidados socioambientais desde cedo na nova geração local.

Foto: Márcio David. 

O trabalho da associação é ter o surfe também como formação de cidadania, a gente estimular por meio do surfe a cidadania na galera, e a questão ambiental não tem como ficar de fora deste contexto, tanto ações diretamente na praia como outras ações que envolvem o município como um todo, porque a gente está muito ligado, com uma conexão muito direta com o oceano e com a natureza. Não tinha como não chegar o momento de se envolver neste tipo que questão, então é por isso que a associação no último ano vem direcionando o seu olhar e começando a dar os primeiros passos nas atividades para fortalecer a questão ambiental no município e no surfe como um todo”, explica Fabiano Grecco, integrante do Núcleo Ambiental da ASPrainha.

Junto ao Espaço #SumidouroFree, Rogério Sauer, artesão local da@allesblaumarcenaria, expôs seus produtos feitos em madeiras reaproveitadas, recolhidas das praias de São Chico. Sauer é muito ligado ao Núcleo Ambiental da ASPrainha e produziu voluntariamente as placas pintadas pelas crianças da creche. O evento está contando com Sistema de Gestão Ambiental (SGA) aplicado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado, reduzindo os impactos negativos e potencializando os impactos positivos.

São Chico Brasileiro de Surf 2019


A Silverbay apresenta o São Chico Brasileiro de Surf, este final de semana com o CBSurf Júnior Tour e a seguir com o CBSurf Pro Tour. Ambos contam pontos para os Circuitos da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), e o CBSurf Pro Tour também somará pontos para o Circuito Profissional Catarinense. A realização é da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) e da ASP (Associação de Surf da Prainha), com produção da Swell Eventos.

A Prefeitura de São Francisco do Sul patrocina o evento. Apoiam o evento também: Pró-Ilha Surfboards; Lord of the Sea; Studio DoZero; Deck 66; Bar do Banana; Machado Contabilidade; Restaurante Pirata; Kanto da Pizza; Bar Ta na Onda; Restaurante Harry; Pousada da Ilha; Banana Joe Louge; Rei do Frango; Pastelaria Enseada; Monteiro Bar e Lanchonete.

Comentários