VEM AI A SEMANA MARES LIMPOS E CLEANAUP DAY 2019

Você esta preparado para maior ação cívica mundial? Imbituba já!


A campanha do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP) de Imbituba é coordenada pela Ecosurf Santa Catarina desde 2014 e está associada com as ações do Coastal Clean Up Day da Ocean Conservancy, Semana Mares Limpos da ONU Meio Ambiente e o Clean Up Day do Let´s Do It. O objetivo desse ano é de em aproximadamente 30 horas mobilizar e engajar o maior número de voluntários em ações de despoluição e monitoramento de resíduos em 13 pontos localizados nas 10 praias, entre a praia Vermelha e Itapirubá Sul, durante os dias 21 e 22 de setembro.

Cada ponto será coordenado por grupos, associações e entidades ambientais locais, que conduzirão ações de educação ambiental e orientações sobre a metodologia de monitoramento de resíduos sólidos utilizados pelo Instituto Ecosurf durante as ações de combate ao lixo nos ambientes costeiros. Os participantes são separados em trios e se tornam Pesquisadores Voluntários, enquanto dois coletam os resíduos, um anota os dados em uma planilha quali-quantitativa. Os dados gerados serão publicados e disponibilizados em um banco de dados online.

Novidade: Entidades e empresas receberão o lixo reciclado recolhido e separado


Em 2018, a praia do Rosa recebeu a ação junto com o Conselho Comunitário de Ibiraquera (CCI). Foto:Arquivo

Os materiais recicláveis serão encaminhados para a Cooperativa de Catadores (COOPERZIMBA), as tampinhas plásticas serão encaminhadas para a campanha “Tampinha Solidária”, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e as bitucas de cigarro que atualmente são um dos micro lixos mais poluentes, serão encaminhadas para um projeto que está sendo desenvolvido em parceria com a Trench Town Surfboards,

Foco nas espécies marinhas



Pela campanha estar ocorrendo dentro de uma área de preservação ambiental, na APA da Baleia Franca, desde 2016 as instituições coordenadoras dos municípios que correspondem ao “Berçário da Baleia Franca” resolveram juntar suas ações e trazer ao público a importância de preservar ambientes que servem de berçário para a vida marinha, como essa espécie de baleia ameaçada de extinção e muitos outros seres, como o conhecido popularmente “boto da tainha” e muitas espécies de aves, peixes, moluscos, crustáceos, entre outros. 

O símbolo das mãos cuidando de uma baleia e seu filhote representa nossa ação coletiva de proteção a esses refúgios naturais. Essa cooperação é entre Imbituba, Garopaba, Laguna e Guarda do Embaú através da Ecosurf Santa Catarina, Instituto Monitoramento Mirim Costeiro, Instituto Ambiental Boto Flipper e 9° Reserva Mundial de Surf Guarda do Embaú. 

Ação entra na programação da Semana da Baleia Franca


Praia da Vila, em Imbituba, recebendo a ação em 2018 junto com o Ecosurf. Foto: Arquivo

0 6° Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias Imbituba entrará na programação da Semana da Baleia Franca, que é organizada pela Prefeitura Municipal de Imbituba, confira a programação através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico. Você também pode ajudar a manter nossas praias mais limpas, escolha uma praia e ajude a mobilizar sua família, amigos e vizinhos.

Atualmente já existem cerca de 51 trilhões de partículas de plástico nos oceanos, mais de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos todos os anos e se continuar nesse ritmo os cientistas preveem que em 2050 terá mais plásticos do que peixes nos oceanos.

Juntem-se a nós no combate ao lixo no mar


Ampap fazendo a limpeza da praia do Porto em 2018. Foto: Arquivo.

Confirme sua participação no link:https://www.facebook.com/events/874273742945040/

Coordenadores: Movimento Rosamor, Jogue Limpo, Instituto Australis, Luz Surf School, Associação dos Moradores e Amigos da Praia da Barra da Ibiraquera - AMAPI, Associação dos Moradores Pescadores da Praia do Porto - AMPAP, Associação de Surf de Imbituba - ASI, Associação de Surfistas Amigos, Ecologistas da Praia do Porto - ASAEP, Instituto Baleia Franca - IBF, Projeto Monitoramento de Praias - PMP / UDESC Laguna, Escola de Surf Itapira Norte Sul, Escoteiros Evolucionários, Desbravadores da Alvorada, Kaluanã, ECOIMB - Portal de Informações Ecológicas de Imbituba, Franca Consultoria Ambiental, Grupo Rotary e Observatório Social de Imbituba.

Apoiadores: Pousada Natural Park, Flor do Mar, Rosa Grill, Naturimbé, Rosa Surf Hostel, Golden Surf Records, Espaço Luz, Restaurante Tartaruga, ACIM Praia do Rosa, ACIM Barra de Ibiraquera e Região, Grupo Itapir[A]mar: Espaço Gaia, Gosaricmarineart, Restaurante Pacífico, Fio de Lótus e Sabor Caseiro.


Parceiros: COOPERZIMBA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, TrenchTown SurfBoards, Surfemais, Cinegrafista @nolanfotos, e Portal AHora. 

Para cadastrar a campanha da Semana Mares Limpos na sua cidade acesse: bit.ly/mareslimpos2019

Para cadastrar a campanha do Dia Mundial da Limpeza na sua cidade acesse: www.DiaMundialdaLimpeza.com.br

O que usar ou levar no dia?


Moradores ajudaram na limpeza da praia da Ribanceira em 2017. Foto: Eduardo Rosa/Arquivo.

Use roupas e sapatos confortáveis / Leve sua garrafa de água / Use chapéu ou protetor solar / Leve sua própria luva reutilizável / Traga um balde ou algum utensílio para ajudar na limpeza / Traga sua boa energia e força de vontade – O planeta agradece! 

#SML2019 #Ecosurf #LimpezaDePraia #CidadesLimpasParaMaresLimpos #RiosLimposMaresLimpos #CleanUp #MeioAmbiente #Plástico #PoluiçãoPlástica #CleanSeas #MaresLimpos #protegerosoceanosédenossanatureza #pnclm #combateaolixonomar #DiaMundialdaLimpeza #CleanUpDay #CleanUpworld #coastalcleanupday #SemanaMareslimpos

Texto: Amanda Suita - Bióloga
Coordenadora e Educadora Ambiental da Ecosurf Santa Catarina
+55 48 9904 4755

Comentários