GRIPE SUINA: PREPARE-SE QUE ELA PODE VIR


Parece um daqueles filmes de ficção cientifica o que está acontecendo lá na América do Norte, mas é bom nos prepararmos para o que pode vir a acontecer. As autoridades tanto de lá, assim como daqui, na América do Sul já avisaram que não há com o que se preocupar ainda, mas que podemos estar começando a viver um problema com proporções planetárias. Isto já foi apontado por diversos órgãos de saúde internacionais.
Alguns paises já estão com seus níveis de emergência elevados, e a quantidade de pessoas infectadas pela gripe Suína já atravessaram a casa das centenas. No México, onde aparentemente se deu o inicio da disseminação, centenas de pessoas parecem estar infectadas pelo surto. Os Estados Unidos já decretaram estado de emergência, onde foram detectados mais de 20 casos de gripe suína.
Aqui pelo Brasil, bem como em outros paises da América Latina, autoridades já começam a se mobilizar para tentar conter o avanço da doença sobre seus territórios. A Europa também está se mobilizando.
De acordo com notícias do site Globo.com e BBC.com, vôos estão chegando a São Paulo, direto do México, sem nenhum controle sanitário. Os passageiros estão desembarcando em aeroportos com mascaras de proteção, distribuídas ainda lá no México, mas o controle de quem chega está precário. Uma pessoa está internada em hospital da capital paulista com sintomas da gripe suína.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em declaração ainda neste domingo, dia 26, o vírus da gripe suína tem potencial para se espalhar pelo mundo.

Por Eduardo Rosa

Continua no próximo post...

Comentários