QUE VIRUS É ESSE? DE ONDE ELE VEIO?


O vírus da gripe suína, segundo entidades de saúde internacional, não possui vacina eficaz em seu tratamento. Assim como a gripe aviária, que assolou uma parte o mundo anos atrás, sua multiplicação entre seres humanos, pode causar mutações em sua forma, tornando-a ainda mais fatal, fato este que já foi confirmado em 19 vitimas fatais mexicanas segundo autoridades daquele país. Como o próprio nome diz, ela é comum entre suínos, mas nao em seres humanos.
Os meios de transmissão são os mesmos da gripe comum, o que inicialmente não havia sido confirmada entre seres humanos em larga escala. Por isso, algumas agências de segurança dos Estados Unidos não descartam a possibilidade de um atentado incomum.
Alguns veículos de comunicação norte americanos chegaram a divulgar que a epidemia poderia ter sido um atentado contra o presidente norte americano Barack Obama, em sua recente visita ao México, onde visitou o Museu de Antropologia, e se encontrou com o arqueólogo mexicano, Felipe Solís. O arqueólogo morreu dois dias depois com sintomas similares aos da gripe, sendo uma das primeiras vítimas. Mas o presidente do EUA passa bem sem nenhum sintoma da doença.
A principal suspeita dos especialistas é que a doença seja provocada por uma mescla de vírus influenza, com características do vírus da gripe aviária, suína e comum, com uma letalidade maior. “O vírus da gripe comum mataria duas pessoas em cada cem mil indivíduos saudáveis. Essa gripe está matando seis pessoas em cada cem indivíduos saudáveis. Portanto, a transmissão tem que ser reduzida ao máximo, porque poderemos ter problemas de magnitude maior do que aqueles causados pela gripe espanhola”, afirmou Edmilson Migowski, infectologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Por Eduardo Rosa

Continua no próximo post...

Comentários