O SHOW DO SURF VAI COMEÇAR EM TERRAS BRASILIS

Com a estrutura completamente armada, os melhores surfistas do Brasil e do mundo presentes, algumas das maiores e melhores personalidades do esporte chegando, as melhores festas programadas, a Cidade do Surfe pronta, pra quem gosta de cultura e história, a imprensa especializada ou não toda aglutinada no canto da praia e a chuva também dando o ar de sua graça ainda de forma pacífica, o Billabong Pro SC 2010 chega em seu ponto culminante.
E olha quem vem chegando já no primeiro dia para abrilhantar a festa também. A "cereja do bolo", a menina do olhos, uma das mais fantásticas das formas da natureza, etc, etc e etc.
As ondas resolveram não esperar - ou deixar a galera esperando, melhor dizendo -, e prenunciam uma chegada histórica, possivelmente no primeiro dia da "janela" de espera da etapa do World Tour Brasil 2010.

O amanhecer na praia da Vila. Tudo pronto e as ondas já foram encomendadas também. Foto: Kirstin Scholtz (ASP Photographer).

Diferentemente dos outros anos, nada de ficar olhando as fotos de satélite por muito tempo e fazendo cálculos inexatos sobre a chegada ou não de um bom swell. Em outros anos elas vieram, mas com alguns dias de atraso. O mais impressionante é que acertaram até a fase da lua pra definir a data do evento. Caso ninguém ainda acredite, para mim é a melhor fase para surfe e para realizar campeonatos. Por que?! Porque neste período da lua, costuma-se verificar que a velocidade dos ventos diminuem consideravelmente. É só analisar se nestes últimos dias algum vento mais forte se exaltou por aqui.

Pela previsão o vento sul aperta nesta sexta-feira, mas vai gradativamente diminuindo nos dias seguintes. E o melhor; o swell se mantém no sábado, no domingo e na segunda por conta de um vento leste que continuará empurrando as ondas para a praia. Na realidade até quarta feira haverá ótimas ondas.
Começa com ondas de mais de 8 pés, podendo chegar aos 10 pés - 3 metros - nesta sexta. Depois diminui aos 2 metros em média nos dias seguintes. Show de surfe garantido prá quem estiver presente.
Se as previsões se confirmarem está poderá ser, até então, a melhor etapa do WT neste ano, pois, nas duas primeiras etapas na Austrália as ondas não chegaram com muita consistencia. Como já aconteceu em anos anteriores, Imbituba pode novamente se consolidar como uma das melhores etapas em termos de ondas do circuito.
A praia da Vila será a grande anfitriã de mais este episódio da história do surfe imbitubense, catarinenese e brasileiro. Se você não for vai perder.


Por Eduardo Rosa

Comentários