BALEIA APORTA NO SUL DA ILHA, EM FLORIANÓPOLIS, PARA GERAR E AMAMENTAR FILHOTE

MAMÍFEROS TRANFORMAM CAMPECHE E MORRO DAS PEDRAS EM BERÇÁRIO NATURAL


Desde o dia 05 de julho, uma fêmea da espécie Franca, entrou na baía da praia do Campeche, no sul da ilha de SC. Poucos notaram sua presença. Fui alertado pela assídua frequentadora do local, Liz Panek. Até este meio de semana, vinha se deslocando pouco, possivelmente, amamentando um filhote.
Na manhã desta sexta-feira - dia 15/07 -, os mamíferos iniciaram seus passeios desde a praia do Campeche - em frente a ilha - até próximo a praia do Morro das Pedras. São aparições curtas pois, certamente o filhote deve estar se deslocando pouco ainda. Mas, os esguichos de água, e algumas partes da fêmea já puderam ser bem avistadas da praia.

Estão a cerca de uns 200 ou 300 metros beira da praia. E com o mar com ondas pequenas, que devem permanecer assim durante o final de semana e na próxima, pode-se esperar um bom espetáculo, já que elas costumam se aproximar bastante da praia quando os filhotes já estão mais seguros de nadar em águas mais rasas.
Fica o convite para quem quiser assistir neste fiml de semana, que deve ser de sol, ao show destes enormes mamíferos. Aparentemente, a fêmea parece ter em torno de uns 15 metros. Já o filhote, está um pouco difícil de avistar, pois ele deve estar sendo mantido em baixo da nadadeira da mãe, para ser amamentado e protejido.

Imagens e texto por Eduardo Rosa

Comentários