BILLABONG RIO PRO, DE 9 A 20 DE MAIO, PRAIA DO ARPOADOR. CHANCES DE LIDERANÇA E RECUPERAÇÃO EM CASA PARA OS BRASILEIROS.
Adriano de Souza neste ano defende o título Billabong Rio Pro 2011. Foto: Promo/Billabong Pro 2011 |
Pelo atual ranking da ASP - Association of Surfing Profissional -, apenas 1200 pontos separam Adriano de Souza, o "Mineirinho", do mais vezes campeão do mundo, o norte americano, Kelly Slater, no momento em que o circo do WCT - World Chapionship Tour - desembarca no Brasil neste mês de maio. Uma vantagem pequena, tanto em relação a Slater, bem como aos demais que vem logo atrás de Mineirinho, e que não vão querer abrir distância dos dois pela disputa do título mundial de 2012.
Além disso, a pequena desvantagem de 250 pontos, que Mick Fanning e Taj Burrow tem em relação a Adriano, se evaporam se deixarmos de lado os pontos e analizarmos as colocações obtidas pelos dois nas duas primeiras etapas. Cada um com uma vitória, tornam a disputa pela liderança, neste atual e prematuro momento do circuito, totalmente aberta.
Tanto Slater, quanto Mineiro, ou qualquer um dos 8 primeiros do ranking, tem grandes chances de sair do Brasil, em maio, na liderança do mundial. Por isso, que a etapa tupiniquim é tão importante para o transcorrer do mundial. Mais efetivamente, para Adriano de Souza, que defende a vitória obtida ano passado em casa, e que pode aumentar ainda mais suas chances ao tão sonhado título deste ano.
Gabriel Medina prepara-se para voar no Brasil no mês de maio. Foto: Rip Curl. |
Para os outros brasileiros, a chance de descartar os resultados consideravelmente ruins obtidos nas duas primeiras etapas, e que colocaram alguns deles em posições delicadas no ranking mundial, como Medina, Alejo e Jadson. E se o evento acontecer mesmo no Arpoador com as condições conhecidas, como programado - já que, na falta de ondas ou condições favoráveis, o evento poderá acontecer em outra praia -, estará aberta oficialmente a segunda parte do mundial que acontecerá agora em esquerdas, seguido dos eventos em Fiji e Tahiti, observação tão batida no começo do ano pela imprensa especializada brasileira, em destaque as performances favoráveis dos já, não tão estreantes, Gabriel Medina e Miguel Pupo.
QUIKSILVER CONFIRMA EM CIMA DA HORA, O PATROCÍNIO DA ETAPA PRIME EM SAQUAREMA, RJ, ENTRE OS DIAS 21 A 27 DE MAIO.
Assim como Imbituba, em Santa Catarina, Saquarema, no Rio de Janeiro, costuma segurar grandes ondulações e fazer a festa dos big riders. E não foi diferente em 2011, quando o evento teve até que ser paralisado por excesso de ondas.
Em cima da hora, a Quiksilver confirmou a realização desta etapa Prime da divisão de acesso ao WCT em 2013, com 250 mil dólares em premiação e 6500 pontos no ranking ASP Men’s Prime Events.
Boa parte dos Top 34 do WCT, já confirmaram presença - incluindo aí os brasileiros - entre os 96 atletas que disputam o evento.
O australiano Kai Otton defende o título da etapa neste ano em Saquarema, RJ. Foto: Pedro Monteiro/Adding. |
No Brasil, ainda acontece em outubro outro evento Prime, na praia da Vila, em Imbituba, de onde os atletas seguem para o Hawaii.
Por Eduardo Rosa
Comentários