JOÃO PAULO DE ABREU, O 'PASSARINHO' DA ZIMBA, ABRE O JOGO

DEPOIS DE VENCER A 1a. ETAPA DO PROFISSIONAL, EM CAMBORIÚ, 'PASSARINHO' FALA DE FAMÍLIA, CAMPEONATOS E PERSPECTIVAS PARA 2012
'Passarinho' jogando água no quintal de casa. Foto: Divulgação.
De família humilde, da qual herdou o apelido do pai, que também surfa desde criança, e que está presente em todos os momentos de sua trajetória e tendo como quintal de casa algumas das melhores ondas do Brasil (Imbituba, SC), João Paulo de Abreu é destaque catarinense desde muito antes de ter sido descoberto pelo Top do WCT, o australiano Adrian Buchan, em 2009, durante a etapa imbitubense do mundial da ASP.

Sua história vem sendo escrita em altos e baixos, mas com fé, determinação e dedicação de um grande surfista, que busca seu lugar entre os melhores de Santa Catarina e do Brasil. Já representou o seu país em eventos internacionais amadores e ao se profissionalizar neste início de 2012, tem a sua frente novos objetivos. Até uma viagem ao Hawaii final do ano está nos planos dele e de seu patrocinador.
'Passarinho' pai passando instruções para seu herdeiro, 'Passarinho' filho. Foto: Divulgação.
Quando completou 17 anos de idade, neste último sábado (05/05), venceu a 1a. etapa do Circuito Profissional da cidade de Balneário Camboriú, ao norte de Santa Catarina, a frente de ex-tops do WCT e atletas de renome catarinense e brasileiro.

Entre o bi-campeonato catarinense profissional, ganho pelo também local de Imbituba, Fabinho Carvalho, em 2001, e sua estréia nesta categoria em 2012, uma grande lacuna se fez no surfe imbitubense desde então. Ainda tem muito caminho pela frente, mas se demonstrar durante o ano a vontade de vencer que o fez computar as melhores notas e as maiores médias em Camboriú, certamente chega ao final da temporada disputando o Título Catarinense em 2012.

João Paulo de Abreu, o 'Passarinho' fazendo o que mais sabe: Voar!! Foto: Divulgação.
SURFEMAIS - Fale um pouco do seu inicio em Imbituba? As ondas, os campeonatos e sua família.

João Paulo 'Passarinho' - Meu inicio em Imbituba foi bom, acompanhado de meus familiares e amigos que estão comigo até hoje, muitas vezes com dificuldades mais que foram superadas com o tempo e com muito esforço, dedicação e Fé em Deus. As ondas daqui são muito boas, agradeço a Deus por morar em um lugar como esse. Campeonatos, eu procuro estar participando constantemente para não perder o ritmo de competição e minha família só tenho a agradecer e agradecer a Deus por ter pessoas iluminadas em meu lado.

SM - Conte o que você sentiu quando Adrian Buchan, top do WCT em 2009, durante a etapa em Imbituba, convidou você para entrar para a equipe dele?

JPP - Com certeza, me senti realizado com a meta de poder retribuir a equipe e a ele com gratidão, resultados e todo o meu esforço, fazendo com que sua atitude sobre mim vale-se a pena.

SM - Fale sobre sua participação em eventos no Brasil e em outros países? E suas viagens?

JPP - Fiz boas participações, bons resultados tanto no Brasil como em outros países, mas também ganhei muita experiência e bagagem para que resultados mais significativos se realizem. Estive no Peru no começo do ano, estou em acordo com meus patrocinadores sobre outra viagem que não tem local definido ainda, mas irei ao Hawaii nesse final de ano ou começo do ano que vem.


SM - Conte como foi a sua profissionalização no começo do ano?

JPP - Eu e meu pai decidimos fazer essa importante mudança depois de bons resultados no sul americano, e em alguns campeonatos profissionais que participava ainda como amador.

SM - E nesta etapa em Balneário Camboriú, do Circuito ASBC, neste último final de semana conte como foi a sua participação?

JPP - Creio que foi uma boa participação, poderia ser melhor, sempre pode ser melhor, treinarei o possível para que esse feito se repita muitas e muitas vezes.

SM - Esta etapa te deu gás agora pra ir atrás do Título Catarinense Profissional? E quais são seus objetivos para 2012?

JPP - Estou tranqüilo em relação ao Catarinense Profissional, quero continuar me divertindo, mais sempre querendo a vitória dentro de minha mente e fazendo o máximo possível para que ela se reflita em tempo real. Objetivos para 2012: continuar fazendo bons resultados no Pro/Jr sul americano, Catarinense Profissional, Pro/Am Imbitubense e o máximo de WQS que eu conseguir participar, entre outros campeonatos profissionais pelo Brasil.

SM - Como você vê a evolução do surfe em Imbituba atualmente?

JPP - Creio que está evoluindo muito, vejo uma evolução dedicada, muito instigada. Aqui têm bons e fortes talentos e que podem surfar ondas boas todos os dias.

SM - Deixe um recado pra seus fãs e amigos.

JPP - Agradeço a todos que estão do meu lado e que sempre estiveram, e que farei o possível para estarmos sempre em harmonia e felicidades através de títulos, comemorações e bons feitos em nossas vidas! É ‘nóis’!
Tenha fé, lute seja persistente, não desista, você consegue!
Glória a Deus.

Por Eduardo Rosa

Comentários