KON-TIKI: O PROVÁVEL INÍCIO DO SURFE CONTADO NOS CINEMAS

THOR HEYERDAHL TEM SUA SAGA KON-TIKI CONTADA NOS CINEMAS


Em 1947, o historiador e estudioso norueguês de barcos vikings, Thor Heyerdahl, entregou suas experiências e estudos ao povo europeu, e partiu para o sul da América do Sul, extasiado com uma lenda pouco difundida sobre antigos desbravadores dos mares.

Thor Heyerdahl em frente aos moais da ilha de Páscoa.
Na teoria, os antigos povos sul americanos, teriam atravessado os mares em simples balsas feitas em junco de totora, matéria prima abundante na região do Peru, e comprovado que estes milenares sul americanos podem ter sido os mais antigos navegadores de nossa história. 


Os aventureiros do Kon-tiki deixando o Porto de Callao, no Peru. 

Thor chegou até as ilhas do conglomerado polinésio e mostrou, especificamente ao mundo do surfe, que as "escrituras" feitas no diário de bordo do Capitão James Cook, no século XVII, durante sua passagem pelo mesmo continente polinésio, podem não ter sido as mais antigas do mundo.

Thor contemplando a vista em alto mar. 

Sua saga - a primeira feita por ele - é contada, agora, em filme que estreou nos cinemas do mundo inteiro, e deve ter atenção especial de todos os que realmente se consideram surfistas, já que até hoje, inversamente falando, a história do surfe não possui antecedentes as descrições feitas pelo Capitão Cook.


Kon-Tiki durante sua expedição. 
A ligação pode ter sido feita - e possivelmente foi - por Heyerdahl, em suas expedições pelo pacífico sul, as quais foram reconhecidas pela UNESCO. Foram  mais quatro as expedições feitas por Thor: "El Uru", "Ra", "Ra II" e "Tigres".  Além disso, ele comprovou várias semelhanças entre as culturas peruanas e polinésias.

A imagem clicada por Cesar Dal Molin. chamada de "O Balseiro", inscrição com cerca de 8 mil anos, no meio do deserto do Atacama, impressiona pela semelhança com o surfe. Foto: Cesar Dal Molin.
Além de Thor Heyerdahl, o historiador espanhol Kitin Muños também realizou travessias pelo Oceano Pacífico, confirmando esta teoria, já na década de 80. E Cesar Dal Molin, o "Cachorrão" da praia Mole, em Florianópolis, comprovou que a cultura dos nativos sul americanos tem uma ligação, íntima e restrita, com toda a história do surfe que hoje praticamos.



O papel principal do filme - que é norueguês - não poderia ter sido dado a ninguém menos que o norueguês Pål Sverre Hagen, que também fez sua estréia mundial no filme "Max Manus", um dos melhores filmes recentes feitos sobre a Segunda Grande Guerra, e também dos mesmos diretores Joachim Rønning e Espen Sandberg.


Thor faleceu em 1987, deixando um legado histórico importantíssimo para a humanidade. O documentário Kon-tiki recebeu o Oscar em 1951, e foi o único filme norueguês a receber um prêmio desta grandeza.

Para saber mais acesse : O ELO PERDIDO DO SURFE – Capítulo 1
                                         
                                   O ELO PERDIDO DO SURFE - Capítulo 2

                         CACHORRÃO DA MOLE FAREJA O ELO PERDIDO DO SURFE

Comentários