SURFE TREINO DO BANANINHA COMPLETA UMA DÉCADA

10º SURF TREINO DA ESCOLA DE SURFE BANANINHA ACONTECE DIA 13


Há mais de 10 anos, Leandro Elias, o "Bananinha", como é carinhosamente conhecido, dava início a um sonho inimaginável naquela época. Não queria apenas surfar. Queria compartilhar o que lhe dava mais alegria. E, queria fazer isso, com quem normalmente não tem condições de ter uma prancha, muito menos surfar.

Naquele momento, havia surgido a Escola de Surf Bananinha, que mais tarde se transformaria em Associação dos Amigos da Escola de Surf Bananinha, dada a tamanha participação das comunidades no entorno da praia do Porto, em Imbituba, onde o Bananinha tem sua sede.

'Cata ao lixo' é uma das principais atividades do Surf Treino do Bananinha.  Foto: Divulgação
Hoje, a entidade recebe apoio de muitas pessoas para continuar desenvolvendo seu projeto, que emocionadas, participam das constantes atividades que a escola promove. Mesmo assim, continua aberto a doações e incentivos pois, a quantidade de crianças que participam do projeto, requer constante manutenção e renovação dos equipamentos. 

Neste próximo sábado (13), acontece mais uma edição de um evento que já se tornou tradicional em Imbituba. O 10º Surf Treino Escola de Surf Bananinha, que será realizado na Praia do Porto, em Imbituba em frente a sede da escolinha. 

Associação Desterro de Capoeira numa roda de capoeira com a Escola de Surf Bananinha. Foto: Divulgação/ESBananinha.

E, como aconteceu nos últimos anos, mais de 100 inscritos devem participar do surf treino e de todas as outras atividades, como cabo de guerra, corrida do saco e do ovo, futebol, cata lixo e mais algumas atividades que fazem parte da Gincana.

Na ESBananinha, entre outras exigências, as crianças - na maioria de origem humilde - são orientadas a estarem matriculadas nas escolas da rede pública e incentivadas a tirarem boas notas, para não correr o perigo de ficarem sem participar das atividades diárias da Escolinha. 

Cabo de Guerra que faz parte da Gincana do Surf Treino do Bananinha. Foto: Divulgação/ESBananinha.

Além do surf, Bananinha mantém há um bom tempo, uma longa e estreita parceria com outras entidades, como a Associação Desterro Capoeira, de Florianópolis, que promove rodas de capoeira com os alunos da ESBananinha, e a Tribo Guarani, de Imaruí e Imbituba, entre outras. Durante vários eventos e atividades da ESBananinha, elas também participam.

As inscrições são gratuitas, mas quem quiser, pode contribuir com equipamentos ou materiais para a escolinha, ou roupas que serão encaminhadas para as famílias mais carentes da região.


O 10º Surf Treino da Escola de Surf Bananinha, conta com o patrocínio da Hot Line, Gota Skate e Surf Shop e da Hawaiian Dreams. O evento também contará com o apoio e suporte da ASI - Associação de Surf Imbitubense. 

Alunos  da ESBananinha fazendo arte. Foto: Divulgação/ ESBananinha.

Leandro Elias, o 'Bananinha', rasgando forte na Praia da Vila. Foto: Cida Barcelos.
Alunos da ESBananinha desfilando no dia 7 de setembro. Foto: Divulgação/ESBananinha.
Por Eduardo Rosa




Comentários