LAGUNA E ALGUMAS DAS MELHORES ONDAS DE SC
Os molhes da praia do Mar Grosso, em Laguna. Foto: Reprodução vídeo. |
Desde quando Laguna, no centro sul do estado catarinense, foi descoberta pelos surfistas, muita coisa mudou por lá. O porto, que mantinha elevada a economia da cidade, foi fechado. A cidade descobriu um grande atrativo no turismo através do Carnaval, e assim ficou internacionalmente conhecida.
Nem Anita Garibaldi, a 'Heroína de Dois Mundos', edificada num dos pontos mais altos da cidade, e considerada uma das mulheres mais fortes e corajosas da época, imaginava o transcorrer do tempo em sua cidade, e os caminhos que Laguna iria tomar.
Raphael Becker quebrando nas direitas do molhes da praia do Mar Grosso, em Laguna. Foto: Reprodução vídeo. |
Uma das poucas coisas, que não mudaram na cidade em todo este tempo, foram as ondas. Antes, talvez nunca surfadas. Hoje, ainda consideradas uma das melhores de Santa Catarina, e do Brasil.
Um paraíso, que abriga até um dos lugares mais fascinantes do país, o Farol de Santa Marta, conhecido e visitado por milhares de turistas e surfistas todos os anos.
Uma breve passagem pelo vídeo a seguir, mostram as direitas e esquerdas que quebram, regularmente, na praia do Mar Grosso, ao lado dos molhes de entrada do antigo porto, e nas cercanias. Isso sempre foi assim. Ondas perfeitas, praias quase desertas e locais mantendo a escrita em pegar boas ondas o ano todo.
Tal qual este vídeo, compartilhado nas redes sociais, por um de seus protagonistas, Raphael Becker, eterno e excelente surfista local, em sessões diversas, junto com seus amigos.
Também não dá para falar em Laguna, sem lembrar de Chelo - da By Chelo -, outro inesquecível e carismático expoente do surf lagunense, que conquistou gerações e muitas amizades com seu estilo e sua alegria.
Por Eduardo Rosa
Comentários