"ABRAÇO SIMBÓLICO" AS DUNAS DA RIBANCEIRA, EM IMBITUBA DIA 06/10

MOVIMENTO EM PROL DAS AREIAS DA DUNAS DA RIBANCEIRA, MARCA SEU PRIMEIRO ENCONTRO

Arte final: Guilherme Heleodoro.


Dia 06 de outubro de 2013, a partir das 08:00 horas da manhã, se dará o início da concentração para a subida das dunas e o "Abraço Simbólico", na praia da Ribanceira, em frente ao antigo bar Sirichita.

Segundo o Comunicado Publico, emitido pelos coordenadores do movimento: "Este evento, designado 'SOS DUNAS DA RIBANCEIRA, PELO FIM DA DESTRUIÇÃO DESTE PATRIMÔNIO SOCIAL, CULTURAL, AMBIENTAL E TURÍSTICO', terá caráter pacífico e ordenado, visando apenas demonstrar toda a contrariedade da população ao vem acontecendo nos últimos anos, com a retirada de areias de dunas do local.

Para tanto, ficam todos os que assim estiverem alinhados, para comparecerem ao local e na data prevista acima, para manifestarem seu direito a liberdade de expressão, com segurança e dentro da legalidade.

Foto: Reprodução Dunas da Ribanceira.

Ressalta-se, também, a importância deste evento para alertar a todos sobre a o possível extinção das gigantescas dunas - algumas com mais de 60 metros de altura -, que estão localizadas num dos mais belos locais de Santa Catarina. E que, se nada for feito e nenhuma atitude for tomada pelos órgãos ambientais, administrações locais e estaduais e população, a perda deste paraíso será iminente."

Centenas de pessoas e grupos de preservação de vários setores - e de outras cidades como Florianópolis, Laguna, Blumenau, Itajaí, entre outras -, já confirmaram presença, desde quando o evento foi confirmado, no último dia 24/10. O surfista e vereador de Florianópolis, Pedro de Assis Silvestre, foi um dos que confirmaram presença, além do Movimento Ilha Verde, que atua na defesa das protegidas Ilhas no entorno de Florianópolis. O Big Rider, De da Barra, também confirmou sua presença e também grupos internacionais com sede no Brasil como a Surfrider Foundantion e o Greenpeace, devem tentar enviar representantes, e apoiam esta causa desde seu início, há cerca de 2 meses.

No local, aos pés das dunas, na belíssima praia da Ribanceira, em Imbituba, haverá a reunião de vários músicos da cidade e de fora dela - ou quem souber tocar qualquer instrumento e quiser participar -, farão um acústico em prol das dunas, enquanto as pessoas se reúnem para subir as gigantescas e surreais montanhas de areia salobra, objeto deste movimento que precisa e deve ser preservado.

Para saber mais do Movimento SOS Dunas da Ribanceira, clique aqui.

Para ver o vídeo sobre as dunas, clique aqui.

Para quem pretende confirmar a participação no "Abraço Simbólico", clique aqui.

Para ver os vídeos com depoimentos e denúncias dos moradores, clique aqui, e aqui

Para assinar o Abaixo Assinado pela preservação das Dunas da Ribanceira, clique aqui.

Por Eduardo Rosa

Comentários