UM DOS MAIS LENDÁRIOS EVENTOS DO SURF BRASILEIRO, COMEMORA 20 ANOS DE SUA REALIZAÇÃO.
No dia 23/02/2014, fizeram exatos 20 anos que uma etapa do Circuito Brasileiro de Surf Profissional - também válida para o recém criado Mundial WQS da ASP - entrou para a história do Surf Brasileiro.
O OP PRO Imbituba 94, marcou em definitivo, a entrada da praia da Vila no calendário nacional - e também mundial - de Surf Profissional. Foram 3 dias de expectativas, causada pelas histórias de grandes ondas, que já pulsavam na cabeça dos atletas profissionais antes do evento, que compunham o Circuito Brasileiro daquela época, e a maioria deles não conhecia o real potencial da Praia da Vila, em Imbituba.
Público que superou a expectativa no dia das finais. Lá atrás as ondas que chegaram aos 3 metros e tornaram o evento épico. Foto: Eduardo Rosa. |
Após dois dias de ondas pequenas, com parte da imprensa já questionando a escolha de Imbituba, um moderado vento leste soprou durante a tarde de sábado, e varou a madrugada de domingo.
Ao amanhecer, todas as dúvidas estavam desfeitas. Ondas de 12 pés - em torno de 3 metros -, entravam ao lado da Ilha Santana de Dentro, deixando alguns 'Tops' do evento 'desguarnecidos', pois não haviam levado equipamento adequado e necessário - pranchas para ondas grandes -, e já que o evento ocorria em pleno verão.
À época, segundo a clipagem feita, foi o segundo evento mais promovido pela imprensa em geral, ficando atrás apenas do Mormaii Locobeach 88, em Garopaba.
Um dos maiores empresários do surf brasileiro a época, Sidney Tenucci, o 'Sidão da OP', acreditou e apostou pesado para realizar este evento, que comemorou o fim da 'era ICC', contratando, inclusive, uma equipe exclusiva de filmagem para fazer o vídeo do evento, algo quase inimaginável financeiramente a época.
Para a ASI - Associação de Surf de Imbituba -, o evento veio mais rápido que as pretensões da entidade. Mesmo assim, foi um marco para o Surf Imbitubense, e que precisa ser lembrado sempre, pelo legado deixado até os dias de hoje.
Neste mesmo campeonato, o local Fabinho Carvalho, que já trilhava seu caminho nas competições profissionais, venceu a bateria Expression Session, que elegia a melhor manobra executada, com um tubo profundo em direção ao canal da praia da Vila.
Destaque também para o palanque móvel do evento - considerado o primeiro campeonato com estrutura móvel no país -, montando em cima da carroceria de um enorme caminhão Scânia, e levado até o local do evento, a praia da Vila, horas antes do início do campeonato.
Este foi considerado o momento mais delicado do campeonato, presenciado por poucos. Mesmo preso a carroceria do caminhão, uma leve 'tentativa' de tombamento foi notada, ao ser feita a curva e subida na entrada do acesso ao canto da Praia da Vila, e a estrutura do palanque quase sucumbiu perante seus condutores.
Comentários