EMBARGO DA APA DA BALEIA FRANCA VOLTA A VALER E DUNAS DA RIBANCEIRA SEGUEM PRESERVADAS

SOS DUNAS DA RIBANCEIRA INFORMA:

EMBARGO FEITO PELO ICMBIO/APA DA BALEIA FRANCA VOLTA A VALER


SOS humano no imenso buraco já aberto pela mineradora, em frente a uma das melhores ondas e paisagens da região de Imbituba. Foto: João Batista Coelho/SOS Dunas da Ribanceira divulgação.

Desde o dia 30 de outubro deste ano, o embargo imposto pelo ICMBIO/APA da Baleia Franca, à mineradora que retira areia das dunas da Ribanceira, em Imbituba, bem em frente a praia da Ribanceira, considerada uma das melhores ondas da região, voltou a vigorar.

Segundo a Chefe da APA da BF, Maria Elizabeth Carvalho, "após a suspensão do embargo realizado em setembro, feita pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis, foi dado ao ICMBIO dez dias para a apresentação de uma 'defesa técnica' da situação".


A defesa do embargo ocorreu dentro do prazo, segundo Maria Elizabeth, e neste último dia 30 de outubro, o Juiz Substituto na Titularidade Plena, Diógenes Tarcísio Marcelino Teixeira, aceitou a defesa do ICMBIO, e tornou evidente o Embargo novamente.

Para o SOS Dunas da Ribanceira, o mais interessante foi o local onde a mineradora foi buscar a 'salvaguarda' de uma 'nova' Liminar, em Florianópolis, já que todo o processo já tramita desde o ano passado, em segunda instância, em Porto Alegre, (RS).

A 'Imensidão Branca' que são as dunas da 'Riba', em Imbituba. Uma imagem que pode ser vista até quando se está surfando nas praias da Ribanceira ou Ibiraquera. Foto: Eduardo Rosa/SOS Dunas da Ribanceira.

O interesse da mineradora, em manter este processo longe das instâncias gaúchas, não deu muito certo, e todas as decisões referentes, serão anexadas ao imenso processo das Dunas da 'Riba', já existente por lá.

Para que uma das paisagens mais magnificas, visto de dentro d'água, por quem pega onda, seja mantida, as imensas dunas da 'Riba' e todo o ambiente que as envolvem, precisam ser preservadas.

Por Eduardo Rosa
SOS Dunas da Ribanceira
Postar um comentário