SEMANA COM BOAS ONDAS E ALERTA DE FURACÃO!!!

PESQUISADORES EM DÚVIDA: 
CICLONE SUBTROPICAL OU TROPICAL?


'Bapo' em formação na terça feira.

Segundo modelos e alertas emitidos neste início de semana, pelos principais centros de pesquisas meteorológicos no Brasil, a semana começa com mudança radical no tempo, e grandes quantidades de chuva e vento para o decorrer dela. 


Alguns destes pesquisadores, se dividem em opiniões, já que os modelos apresentados apresentam variações estremas em suas formas e desenvolvimento. Mas, o consenso é de que todos que se encontram no litoral catarinense e paranaense devem se preparar para este - segundo meteorologistas - raro fenômeno.

Boas ondas devem quebrar até quarta-feira, com o vento sudoeste soprando, quando a 'grande tempestade' deve encostar em nosso litoral. A dúvida é qual rumo as atualizações irão tomar. 

Ciclones subtropicais são conhecidos por todos no sul do Brasil. Mesmo assim, esse chegará com a mesma força, ou maior que o último, que alagou ruas e bairros, principalmente, em Florianópolis. 

Ainda em 'gestação', Bapo se reforça com o calor provocado pelo aquecimento oceânico no litoral paulista e paranaense, pelas fortes chuvas e centro de baixa pressão na região Sudeste do Brasil.

Assim como os furacões na costa norte americana e os tufões no oriente, este novo sistema já tem até nome: 'Cari' (homem branco na língua tupi-guarani), constantes da lista oficial da Meteorologia da Marinha do Brasil para a designação de ciclones anômalos após a tempestade subtropical Bapo de fevereiro.

A dúvida está na possível variação para um ciclone tropical, e esse raros eventos já ocorridos aqui pelo sul do Brasil, trouxeram grande destruição, como o furacão Catarina, em 24 de março de 2004, por exemplo. Alguns modelos apresentados, já apontam para essa mudança. E pesquisadores comentam esta possibilidade em suas análises, mas alertando que este sistema não teria força para tanto, ainda.

Centros de pesquisas, como o CPTEC, no Brasil, e até a Met Office, da Inglaterra, emitiram alertas para uma possível transformação nos modelos apresentados. Mas, o consenso mesmo, é no enfraquecimento do sistema apenas no sábado ou domingo. 

Mais informações, clique aqui, e aqui.

Comentários