BALEIA AVISTADA EM IMBITUBA COM REDE DE PESCA PRESA AO DORSO

REGISTRO OCORREU NESTA QUARTA FEIRA (15) NA PRAIA DA RIBANCEIRA

Baleia franca emaranha numa possível rede de pesca na praia da Ribanceira, em Imbituba. Foto: Zeno Castilho.

Nesta quarta feira (15), uma baleia franca junto com seu filhote, foi avistada com uma possível rede de pesca presa ao dorso (costas) por visitantes, na praia da Ribanceira, região leste de Imbituba. Segundo Zeno Castilho, guia turístico e membro do Movimento Rosamor, que registrou com fotos a ocorrência, “a baleia estava bem agitada, e parecia querer livrar-se da rede, movimentando-se bastante. Estava bem perto da arrebentação”.

Julio Cesar Vicente, outro guia e ativista da região, informou que “pelas calosidades, pode ser o mesmo mamífero fotografado por ele na praia d’Água, ainda no sábado”, mas que aguarda informações da APA da Baleia Franca. Também relatou que, no registro feito por ele, “a mesma estava acompanhada pelo filhote”.

Registro de Julio Cesar Vicente no último sábado (11) na praia D'Água, em Imbituba. Ao fundo uma rede de pesca fixada próximo ao costão norte da praia. Foto: Julio Cesar Vicente.

Assim como Julio Cesar, Zeno informou que comunicou a APA da Baleia Franca e a Polícia Ambiental, e “que recebeu retorno do ICMBIO/APABF, que estiveram no local, e que nesta quinta feira retornam para continuar as buscas”. E segundo Julio Cesar, "esta pode ter sido a primeira baleia já amamentado seu filhote junto a costa nesta temporada".

Após vários registros deste tipo, que tem ocorrido nas últimas semanas, principalmente no litoral sul do Brasil, em que espécies marinhas têm sido encontradas emaranhas em redes de pesca, levando algumas até ao óbito, nas redes sócias centenas de pessoas tem se manifestado questionando as autoridades sobre esta prática comum de pesca no litoral sul.

Comentários