ENCONTRADA NAS DUNAS DA RIBANCEIRA MAIS UMA ESPÉCIE EM EXTINÇÃO

SAPINHO FOI ENCONTRADO POR ACASO POR BIÓLOGA EM IMBITUBA



A incansável bióloga Larissa Gabriely Fernandes, comunicou o movimento SOS Dunas da Ribanceira, sobre a existência de mais uma espécie animal na lista vermelha de espécies em extinção - Red List of Threatened Species -, da IUCN - (International Union for Conservation of Nature).

Segundo Larissa, a espécie encontrada pode ser a Pleurodema diplolister, um pequeno sapinho que foi encontrado durante seus estudos sobre o Liolaemus occipitalis, o lagarto das dunas, o qual foi seu tema de TCC de pós graduação apresentado por ela semana passada na UNIASELVI, em Imbituba. Nesta pesquisa nas dunas, Larissa estava acompanhada de outra bióloga, a Rafaela Cardoso Ramos, que presenciou a possível descoberta.

Larissa conta que, "o Sapinho encontrado nas dunas da Ribanceira é muito parecido com uma espécie endêmica no Brasil, mas ainda não havia sido encontrada e catalogada em Santa Catarina, já que é mais comum sua presença no Nordeste e Centro-Oeste brasileiro. Ainda assim, precisamos de mais estudos para confirmar". 

O 'Sapinho das Dunas', como já poderia ser chamado o Pleurodema diplolister, habita, principalmente, dunas no nordeste brasileiro, "não tem uma situação ainda tão complicada quando o 'Lagarto das Dunas', mas, preocupante, e precisa de atenção para que nãos e perca mais esta espécie", alerta Larissa.

Como já destacado em diversas oportunidades pelo movimento SOS Dunas, sobre a importância das dunas da Ribanceira para nossa região, bem como para as espécies que nela vivem.

Para mais referências e informações, clique aqui.
Postar um comentário