FOTOS ALERTAM SOBRE O TOTAL DESCASO AMBIENTAL COM A PRAIA DO PORTO, EM IMBITUBA
O rio de esgoto e dejetos, chamado de 'Merdão' pelos moradores, que corre livre até encontrar o mar da praia do Porto, em Imbituba. Foto: Michele Viana Euzébio. |
Descrever em palavras o que realmente acontece com a praia do Porto, em Imbituba (SC), acaba ficando muito aquém do que exatamente vem se transformado o local, que ainda hoje é frequentado por moradores e visitantes. Uma das praias mais belas de Imbituba, sendo fustigada todos os dias por, conta da cegueira ambiental que ronda nossa cidade, em todos os níveis.
Sem nos alongarmos muito sobre o sério problema, deixo logo abaixo, o comentário de quem produziu este material fotográfico, nesta quarta feira (20), a fotografa Michele Viana Euzébio, e que há anos se sente mal, assim como tantos de nós, sobre o destino que está sendo dado a praia do Porto.
Michele entrou num terreno ainda desconhecido para muitos imbitubenses, e mesmo se protegendo com máscara, bota e repelente, sentiu na pele o mal que vem sendo causado, até hoje, a um dos principais pontos turísticos de Imbituba. Assim como a praia do Porto, outros locais da cidade sofrem com casos bem parecidos, em que é mais fácil esconder do que resolver o problema em definitivo.
"Fazendo as fotos, chorei porque cresci vendo esse problema de forma camuflada, hoje, porém, tive que enxergar. Vi no rosto das pessoas a vergonha, a tristeza. Me perguntavam, 'vão fazer alguma coisa?! Vai aparecer na Tv?!, manda pro prefeito!! Vai sair na internet?!!!' É isso aí!!! Todos culpados como eu, e de braços atados querendo se agarrar a alguém que pudesse realmente ajudar...", Michele Viana Euzébio.
Fotos: Michele Viana Euzébio.
Lixo em vários lugares davam o tom final para tanto descaso, tanto público, quanto de alguns cidadãos. |
O encontro do rio de esgoto, chamado 'Merdão' com o mar da praia do Porto. |
Antes de chegar a praia, um longo caminho é percorrido pelo 'rio de dejetos' até chegar ao seu destino. |
Todos sabem de onde vem tanto esgoto, bem como, quem nunca se preocupou com este descaso, que já ocorre há tantos anos. |
Comentários