PRAIA DO PORTO PEDE SOCORRO - PARTE 2

FOTOS ALERTAM SOBRE O TOTAL DESCASO AMBIENTAL COM A PRAIA DO PORTO, EM IMBITUBA

O rio de esgoto e dejetos, chamado de 'Merdão' pelos moradores, que corre livre até encontrar o mar da praia do Porto, em Imbituba. Foto: Michele Viana Euzébio. 

Descrever em palavras o que realmente acontece com a praia do Porto, em Imbituba (SC), acaba ficando muito aquém do que exatamente vem se transformado o local, que ainda hoje é frequentado por moradores e visitantes. Uma das praias mais belas de Imbituba, sendo fustigada todos os dias por, conta da cegueira ambiental que ronda nossa cidade, em todos os níveis. 

Sem nos alongarmos muito sobre o sério problema, deixo logo abaixo, o comentário de quem produziu este material fotográfico, nesta quarta feira (20), a fotografa Michele Viana Euzébio, e que há anos se sente mal, assim como tantos de nós, sobre o destino que está sendo dado a praia do Porto. 

Michele entrou num terreno ainda desconhecido para muitos imbitubenses, e mesmo se protegendo com máscara, bota e repelente, sentiu na pele o mal que vem sendo causado, até hoje, a um dos principais pontos turísticos de Imbituba. Assim como a praia do Porto, outros locais da cidade sofrem com casos bem parecidos, em que é mais fácil esconder do que resolver o problema em definitivo. 

"Fazendo as fotos, chorei porque cresci vendo esse problema de forma camuflada, hoje, porém, tive que enxergar. Vi no rosto das pessoas a vergonha, a tristeza. Me perguntavam, 'vão fazer alguma coisa?! Vai aparecer na Tv?!, manda pro prefeito!! Vai sair na internet?!!!' É isso aí!!! Todos culpados como eu, e de braços atados querendo se agarrar a alguém que pudesse realmente ajudar...", Michele Viana Euzébio.

Fotos: Michele Viana Euzébio.


Lixo em vários lugares davam o tom final para tanto descaso, tanto público, quanto  de alguns cidadãos. 

O encontro do rio de esgoto, chamado 'Merdão' com o mar da praia do Porto.

Antes de chegar a praia, um longo caminho é percorrido pelo 'rio de dejetos' até chegar ao seu destino.
Todos sabem de onde vem tanto esgoto, bem como, quem nunca se preocupou com este descaso, que já ocorre há tantos anos.













Comentários