CONFIRMADO: SURF E SKATE SÃO ESPORTES OLÍMPICOS EM TÓQUIO 2020

SURF, SKATE, BEISEBOL/SOFTBOL, KARATE E ESCALADA SÃO AS NOVAS MODALIDADES OLÍMPICAS


Gabriel Medina visitando e se ambientando com a vila olímpica no Rio de Janeiro. 


Nesta tarde nublada de quarta feira (03) aqui no sul do Brasil, diante da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, uma reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) na capital carioca, tirou a atenção de praticantes de duas modalidades afins, que além de muito bem organizadas em nosso país, e com grandes representantes a nível nacional e mundial, estavam na expectativa de uma decisão neste reunião.

O Surf e o skate passam a partir de agora, a fazer parte das Olimpíadas, a maior reunião esportiva do planeta. Após a votação de inclusão das cinco modalidades - Surf, Skate, Beisebol/Softbol, Karate e Escalada -, uma explosão de notícias, compartilhamentos e comentários, nas redes sociais surgiram.


Thomas Bach, presidente do COI - 3º da esq. para a dir. - e o Presidente da ISA, Fernando Aguerre - último da esq. pra dir. - com um largo sorriso no rosto. Foto/reprodução: Eduardo Rosa. 

A resposta veio após batalha de longa data encampada pelo argentino, Fernando Aguerre, presidente da International Surfing Association - ISA -, e por diversas outras personalidades do surf mundial. Aqui de Santa Catarina, Bira Schauffert, ex-presidente da FECASURF - Federação Catarinense de Surf - comemorou, "Decidido!! Surf nas olimpiadas do Japão!!! Feliz por ter participado em 1996 em Huntington Beach, na Califórinia, da campanha de inclusão do surf nas Olimpiadas ´promovido pela ISA durante o ISA GAMES!!!!"


Paul Speaker, CEO da WSL - World Surf League - disparou: "Parabéns a Fernando Aguerre, presidente da ISA, e à entidade pelo êxito. Este é um grande momento para o surfe profissional e evidencia ainda mais o crescimento do surfe. Como lar dos melhores surfistas do mundo, a WSL está ansiosa para trabalhar com a ISA e garantir que o esporte será apresentado da melhor maneira possível e com os melhores atletas. É impressionante que os nossos incríveis atletas terão a oportunidade de mostrar seus talentos e habilidades para o público com a audiência global das Olimpíadas, competindo por seus países", finalizou Paul Speaker.


Adriano de Souza já sonha com Tóquio 2020.


Os membros do Comitê Olímpico Internacional chegaram a citar algumas dificuldades para a inclusão do surfe, como a previsão de ondas e do tempo, mas como não houve oposição a estes detalhes pelos membros do COI, o pacote de esportes foi adicionado aos Jogos de Tóquio.


Adriano de Souza, o Mineirinho, também comemorou e escreveu nas redes sociais, "Agora é oficial: o surf virou esporte olímpico. Acho que todo mundo que sonha em ser um atleta ou é um atleta, sonha ou já sonhou em fazer parte dos jogos olímpicos. Esse era um sonho meu que agora passou a ser um objetivo. Sei que nem começou as olimpíadas de 2016, mas já estou me preparando para a de 2020." 🏄🏻

Skate será outra modalidades esportiva que fará parte do Jogos Olímpicos do Japão, em 2020. Foto/reprocução: Eduardo Rosa

Comentários