IMBITUBENSE VENCEU ETAPA NO RIO, QUER O 2º TÍTULO E MAIS UMA VAGA PARA O MUNDIAL GROM SEARCH
| Leo Barcelos comemorando com seu pai, Marcelos 'Maju' Barcelos, a vitória em Geribá. Foto: Cida Barcelos |
A 2ª etapa do Rip Curl Grom Search Brasil 2017, que aconteceu na praia de Geribá, Búzios, no estado Rio de Janeiro, neste último fim de semana, foi decisiva para o imbitubense Leonardo Barcelos entrar novamente na disputa pelo segundo título consecutivo de um dos mais importantes e reveladores eventos do país para atletas até 16 anos de idade. O imbitubense obteve o título em 2016 e vai representar o país no Mundial Grom Search 2017, em local com excelentes onda ainda a ser definido pela organizadora do evento.
Medina, Filipe Toledo, Miguel Pupo, Lucas Silveira, Deivid Silva, todos campeões deste evento, demonstram a importância desta competição na carreira de todos os atletas. E a força que surf imbitubense tem tido neste evento nos últimos anos é de tirar o chapéu. Anderson Júnior, o Juninho, local da praia da Vila, em Imbituba, venceu a disputa em 2015 e representou o país em 2016, onde obteve a 5ª colocação.
![]() |
| Leo quebrando em Búzios (RJ). Foto: Pedro Monteiro. |
Ainda no sábado, Leo foi preciso em suas duas primeiras participações no evento, e partiu para a terceira fase, confiante. Já no domingo, foram três baterias eletrizantes que levaram o imbitubense a grande final. É notável a evolução não apenas no surf, como também nas estratégias adotadas pelo surfista a cada bateria.
Tanto na final, quanto na semi, Leo preocupou-se inicialmente em buscar as melhores ondas e pontuar com as melhores notas. Após certificar-se das notas pela locução do evento, o pequeno Leo preferiu deixar a 'zona de conforto', e partir para a marcação dos atletas que poderiam ameaçar sua liderança, e com chances de virar a bateria.
| Leo ao lado de Bruno Santos, um dos maiores big riders e competidor do mundo em ondas grandes, Foto: Cida Barcelos. |
Os 15 minutos da bateria final foi liderada pelo imbitubense de ponta a ponta, com o melhor somatório de notas. Nos minutos finais, e com uma nota 7,65 e um 7,00 pontos, Leonardo Barcelos viu o vencedor da primeira etapa do Grom Search Brasil, na praia da Joaquina no mês passado, o catarinense Lucas Vicente, chegar muito perto da virada, quando precisava de um 8,50 pontos, marcar 8,25.
Não abalado, Leo partiu para a marcação e 'colou' no surfista de Florianópolis - em 2º lugar na bateria naquele momento -, tentando evitar que Lucas pegasse outra onda boa, o deixando em possível condição de interferência caso entrasse na onda, estratégia comum entre muitos surfistas durante decisões.
| Leo Barcelos na entrega de Prêmios da categoria Mirim em Búzios no Rio de Janeiro. Foto: Cida Barcelos. |
O principal atleta imbitubense na atualidade, voltou para casa com o dever cumprido. Após ficar na terceira posição na primeira etapa em Florianópolis, venceu o evento no Rio de Janeiro, encostando assim na liderança - que ainda pertence a Lucas Vicente -, levando a disputa por mais uma vaga no Mundial Grom Search - feito que parece ser inédito entre os meninos - para a decisão final, na praia de Maresias, em São Sebastião, São Paulo, nos dias 11 e 12 de março.
Além de Leo, seu irmão Vinicius Barcelos compõem os Barcelo's Brothers, como são carinhosamente conhecidos em sua cidade. Vini acabou deixando a competição cedo, mas já demostrou que tem muito surf, assim como seu irmão mais velho.
Leo e Vini Barcelos contam com patrocínio da South to South, Silverbay, Tokoro Surfboards Brasil, Talha-mar Restaurante, Shapers Surf Hardware, Sticky Bumps Surfwax, Protetor Brazinco, Fabinho Carvalho Surf Shop, Proesporte, SC Par - Porto de Imbituba, Black Surf, MS Treinamento Personalizado, Truzz Multisports e Tales Andrade.
Resultados 2ª etapa - Praia de Geribá, Búzios (RJ)
Resultados 2ª etapa - Praia de Geribá, Búzios (RJ)
Mirim (Sub 16)
1 Leonardo Barcelos (SC)
2 Lucas Vicente (SC)
3 Heitor Duarte (SP)
4 Eduardo Motta (SP)
Feminina (Sub 16)
1 Anne dos Santos (RJ/Australia)
2 Carol Bonelli (RJ)
3 Maju Freitas (RJ)
4 Sophia Medina (SP)
Iniciante (Sub 14)
1 Leo Casal (SC)
2 Cauã Costa (CE)
3 Luiz Mendes (SC)
4 Kalany Ratto (RJ)
Grommet (Sub 12)
1 Sunny Pires (RJ)
2 Roberto Alves (SP)
3 Daniel Duarte (SP)
4 Noah Machado (PR)
Ranking após duas etapas
Mirim (Sub 16)
1 Lucas Vicente (SC) – 1.900
2 Leonardo Barcelos (SC) – 1.810
3 Daniel Templar (RJ) – 1.556
4 Eduardo Motta (SP) – 1.458
Feminina (Sub 16)
1 Anne dos Santos (RJ/Austrália) – 1.810
2 Maju Freitas (RJ) – 1.810
3 Carol Bonelli (RJ) – 1.800
4 Rafaela Coelho (SC) – 1.312
Iniciante (Sub 14)
1 Leo Casal (SC) – 2.000
2 Cauã Costa (CE) – 1.800
3 Luiz Mendes (SC) – 1.466
4 Rodrigo Saldanha (SP) – 1.260
Grommet (Sub 12)
1 Roberto Alves (SP) – 1.900
2 Gabriel de Souza (SP) – 1.556
3 Murillo Coura (SP) – 1.385
4 Daniel Duarte (SP) – 1.197

Comentários