SURFESTA CELEBRA OS COLORIDOS ANOS 80

2ª EDIÇÃO HOMENAGEIA SHAPERS, LOJISTAS, PROMOTORES DE EVENTOS E JORNALISTAS DO SURF CATARINENSE DA DÉCADA DE 80

Bilo Wetter na semi-final do Op Pro 85 - Arquivo Maurio Borges

A segunda Surfesta está chegando nesta quinta-feira (27), a partir das 21h no John Bull Pub, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, para homenagear personagens do universo do surfe na década de 80. O evento idealizado pelo surfe repórter Máurio Borges ainda tem muito ska, surfmusic e outras surpresas comandadas por Cleo Borges (Iriê), e convidados, além de uma canja do rastaman Ras Bernardo.

Depois do sucesso da primeira Surfesta, que prestou tributo para alguns pioneiros do surfe em Santa Catarina no último mês de junho, chegou a vez de homenagear aqueles que fizeram o esporte vingar nas praias catarinenses. 

Marcos Brasa durante o Mormaii Surf no Silveira, em 1988.- Arquivo Maurio Borges

Os anos coloridos

"Foram os anos coloridos, de cores luminosas, fluorescentes, as roupas em tons extravagantes. Nessa época, o surfe catarinense se organizou e se tornou referência nacional", explica Máurio Borges, lembrando de eventos como o Floripão (82, 83, 84), Primaverão (82, 83, 84), Taça Energia, os Festivais Olympikus (82, 83, 84), o Op Pro e o ápice da década, com as disputas do internacional Hang Loose Pro Contest em 1986 e que colocaram mais de 30 mil pessoas na praia da Joaquina.

David Husadel e Teco Padaratz, anos 80. Foto: Avelino Bastos

Surf na TV e no rádio

Alguns dos personagens homenageados da noite desta quinta-feira fizeram parte desse cenário e contribuíram para o desenvolvimento do surfe. "Foram anos memoráveis. Na TV, a apresentadora Jackie Rosa e sua equipe produziram coberturas incríveis dos circuitos estaduais no seu programa Top Jovem. 

No rádio, dois paulistas, Pena e Zeca, apresentaram novos sons e bandas alternativas no programa semanal Sincronia Total, na saudosa Rádio Antena 1 FM - Rock, e nesse embalo, um folhetinho de quatro páginas virou uma revista de circulação nacional pelas mãos dos jornalistas Ledo Ronchi e Átila Sbruzzi. A Inside era a nossa revista daqui pro Brasil inteiro ver" conta.

Equipe Tropical Brasil de 1982 na Joaca. Foto Avelino Bastos

As marcas que marcaram os anos 80.

Ná decada de 80, o segmento surfwear ganhou força e as competições aconteciam país afora. Algumas surf shops se estabeleceram em Florianópolis, como Costão, Waimea, Pinguim, Der Vogel, Pesc Surf, Vida Mar, Preamar, e em Balneário Camboriú, a Aloha, na Praia Central. 

"Nesse movimento, inúmeras marcas, como Mormaii, Campeche, Marambaia, Mar Cristal, Travessia, THC, 4 Ilhas, Surf Plus, Fluxo e Lado Avesso patrocinam atletas, investem em equipes e apoiam os campeonatos", relata. Esta e outras histórias como aquele mar gigante do Mormaii Pro, na Praia da Silveira, em 1988, serão lembradas e reverenciadas nesta Surfesta.

Roberto Perdigão e Flávio Boabaid, promotores da Master Promoções.

'Altas, as Histórias do Surf Catarinense', vem aí.

As Surfestas são o grande "esquenta" para os lançamentos do livro e do documentário "Altas, as Histórias do Surf Catarinense", programados para acontecer na abertura da temporada de verão, nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro com uma grande surpresa para a galera do surfe.

A SURFESTA é apresentada por O'neill, HD e Java, com apoio de Welcome Surftrips, Siebert Woodcraft Surfboards, SRS, e realização de S365, Nas Ondas da Pan, Rádio Jovem Pan e John Bull Pub Floripa. Mais informações acesse: http://s365.com.br.

SERVIÇO:

O que: SURFESTA, com homenagem a personagens da década de 70.
Horário: a partir das 21h desta quinta-feira (27)
Onde: John Bull Pub (Avenida das Rendeiras, 1046, Lagoa da Conceição, Florianópolis).


Fonte: Assessoria de Imprensa Notícias do Mar

Comentários