SC CAPITAL NACIONAL DO BIG SURF

NA ABERTURA DO MUNDIAL DE ONDAS GRANDES NO BRASIL SUL DE SC ENTRA PARA HISTÓRIA

João Bayuca numa das maiores ondas surfadas nesta sexta feira (11) na praia do Cardoso, em Laguna (SC). Foto: Surf Sul SC.

Na última terça feira (08) uma coletiva de imprensa marcou o lançamento do Mormaii Big Wave Challenge 2017, na sede da empresa patrocinadora, em Garopaba, com a presença de alguns dos melhores big wave riders do país, entre eles os idealizadores do evento. 

Ainda em 2015, a primeira semente foi plantada no sul de Santa Catarina, quando a realização do Desafio Mormaii de Ondas Grandes reuniu a nata do big surf nacional, como Carlos Burle, Lapo Coutinho - vencedor do evento -, Raphael Becker, Lucas Chumbinho, entre outros. 

Anúncio, com chancela da WSL, e a disparada dos gráficos com a ressaca 

Anúncio oficial do Mormaii Big Wave Challenge 2017. Na foto, Roberto Perdigão (WSL/Brasil), Morongo (Mormaii), Fabinho Gouveia, e Thiago Jacaré - Atowinj. Foto: Mormaii.

João Bayuca, Thiago Jacaré, Fabiano Tissot, Reinaldo RLJ, entre outros, responsáveis pelas associações de surf e town in das cidades de Laguna e Jaguaruna, coordenaram a empreitada em transformar aquele evento épico em 2015, num dos maiores eventos a serem realizados no país, mas agora com a chancela da World Surf League - WSL.

E com anúncio do evento durante a semana passada, que terá período de espera até 30 de novembro deste ano, um forte e consistente swell apontou nos gráficos de previsões marítimas, e segundo as informações preliminares no meio da semana, mais que o suficiente para o evento ser realizado. 

Mas, por conta do evento ser chancelado pela WSL, um período de 7 dias, entre a chamada dos atletas e o início do campeonato, é exigido pela entidade que comanda o surf mundial, bem como toda a montagem da estrutura para seu início, o que não seria possível na última semana. Serão 24 atletas convidados para este evento especial no calendário da WSL.

Transmissão ao vivo e quase 500 mil assistiram pela internet sessão de surf direto da praia do Cardoso


Mesmo assim, a Mormaii e os promotores do Big Wave Challenge, promoveram uma verdadeira revolução no surf nacional, com a cobertura ao vivo, direto da praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta, em Laguna, da sessão de surf - ou treino de luxo - com ondas gigantes e alguns dos maiores big riders do Brasil, nesta sexta feira (11).

Um verdadeiro show de imagens, transmitido ao vivo pela internet, para quase 500 mil pessoas, segundo informações. As ondas com tamanho em média de 6 metros, com algumas surfadas podendo facilmente ter chegado a 8 ou 9 metros de face, conforme apresentados nas fotos e vídeos e na cobertura ao vivo, podem ter sido as maiores ondas já surfadas no país nos últimos 7 ou 10 anos.

Show de coragem em ondas de mais de 6 metros de altura

Fábio Gouveia numa bomba na praia do Cardoso, em Laguna. Foto: James Thisted.

Este show de coragem e destreza, foi protagonizado pela presença de surfistas de 'grosso calíbre' em ondas grandes como, Fábio Gouveia, Marco Polo, João Bayuca, Thiago Jacaré, Saulo Lyra - no auge dos seus 60 anos -, Marcos Peruchi, Pepeu, João Capilé, e o imbitubense, Vini dos Santos, entre diversos outros surfistas de renome nestas condições. 

Alguns atletas se revezavam entre os jets skys, sendo puxados nas ondas em pranchas pequenas de town in, enquanto outros se arriscavam na remada, em pranchas acima de 10 pés - ou mais de 3 metros de comprimento. 

Imbitubense Vini dos Santos quer uma vaga entre os 24 convidados

Imbitubense, Vinicius dos Santos, durante a sessão ao vivo direto da praia do Cardoso, em Laguna, com Claudio Sahonero, o Raposão de Olho no Mar. Foto: Eduardo Rosa.

O imbitubense Vinicius dos Santos comentou que adora estas condições, e o fato de ter treinado durante um ano nas ondas pesadas do Hawaii, lhe ajudou muito em sua opção de se profissionalizar em ondas gigantes. Há cerca de um ano e meio ele vem se dedicando e treinando forte em atípicas condições do litoral sul brasileiro. Para ele, "quanto maior melhor".

Vini, que prefere dispensar os jets skys e entrar na remada com sua prancha Jorge Vicente 10'4", com 4 longarinas e mais de 15 quiilos de peso, vem mostrando grande evolução e, principalmente, preparo físico para se jogar em grandes ressacas como a desta semana. 

A lista completa dos 24 convidados para o Mormaii Big Wave Challenge ainda não está totalmente definida, e Vini torce e se prepara para que seu nome esteja dentro dela até a chamada oficial do evento. No momento, ele é um dos alternates - que podem substituir um dos convidados em caso de ausência no dia da competição -, e assim representar Imbituba e seus amigos no evento.

Mormaii Big Wave Challenge 2017


O Mormaii Big Wave Challenge é um evento chancelado pela WSL e realizado em parceria com a FECASURF, ASTFSM e ATOWINJ. Com patrocínio da Mormaii, Governo de Santa Catarina, FESPORTE e Prefeitura de Laguna, distribuirá R$50.000,00 de premiação em dinheiro aos competidores.

Na lista de convidados, nomes ilustres das ondas gigantes como os brasileiros Carlos Burle, Everaldo Pato e Pedro Calado , entre outros. Atletas de renome internacional como o lendário australiano Ross Clarke Jones e o inglês Andrew Cotton, também figuram na lista.

O período de espera começou ontem, 08 de agosto e seguirá até 30 de novembro, ou seja, dentro desse prazo a organização do evento ficará encarregada de escolher um único dia para sua realização.

Comentários