RARO TERREMOTO DE 6,5º NA ESCALA RICHTER ATINGE A COSTA DO BRASIL A 1,4 MIL KM DE NATAL (RN)

SISMO ACONTECEU NESTA QUINTA FEIRA (30) E ATÉ O MOMENTO NENHUM ALERTA FOI EMITIDO, OU MESMO O FATO FOI NOTICIADO PELA IMPRENSA BRASILEIRA.


Um forte terremoto, com 6,5º graus na Escala Richter, atingiu a placa Dorsal do Médio Atlântico, no leito do Oceano Atlântico no início desta madrugada, as 06:32:50 (UTC) – 04:32:50 horário de Brasilia desta quinta feira (30) - entre a costa de Natal nordeste do Brasil e a África. Segundo informações do USGS (United States Geological Survey), o fenômeno desta magnitude apesar de raro neste local, não causou alerta de tsunami.

A atividade sísmica que esta acontecendo na região é preocupante e pode ser o prenuncio de uma ocorrência ainda maior. Devido a distância do epicentro deste terremoto da costa nordeste brasileira, cerca de apenas 1.400 quilômetros de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, as chances de um tsunami chegar com força à costa ainda é baixa, caso um evento deste tipo acontecesse, apesar da proximidade do terremoto com a região da costa do Brasil.


Mesmo assim, fica o alerta, pois que não foi, até o momento, emitido nenhum comunicado por órgão responsável ou pela imprensa convencional, sobre a ocorrência do sismo, e que outros possíveis tremores secundários (chamados de réplicas) podem acontecer, podendo sinalizar um evento sismológico de maior magnitude.

Em 2016, outro terremoto de 7,4º na Escala Richter foi registrado no meio do Atlântico Sul, ou sul da mesma placa onde ocorreu o terremoto desta quinta feira, próximo ao Uruguai e Rio Grande do Sul, no Brasil. E neste último dia 29 de novembro - quarta feira -, outro sismo de 5º na Escala Richter também foi registrado neste mesmo local do Atlântico Sul a 9 quilômetros de profundidade.

Fonte: http://www.painelglobal.com.br/
Postar um comentário