SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM IMBITUBA COMEÇA NESTA SEGUNDA FEIRA (04)

ASI APRESENTA PROJETO 'REVOLUÇÃO DOS BALDINHOS', DE FLORIANÓPOLIS, COM PALESTRA 'GESTÃO COMUNITÁRIA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS E AGRICULTURA URBANA'


A cidade de Imbituba aos poucos vai retornando as suas atividades normais, após a longa e duradoura greve dos Caminhoneiros que assolou o país nestas duas últimas semanas. Nesta quarta feira (30), foi confirmada a realização da 2ª Semana do Meio Ambiente, pelo Secretário de Meio Ambiente de Imbituba (SEMA), Paulo Marcio de Souza. 

A partir da próxima segunda-feira, dia 04 de junho, a cidade iniciará as comemorações pelos 60 anos de emancipação político administrativa, e tem sido palco de uma intensa atividade socioambiental, através de entidades e pessoas ligadas a preservação de suas riquezas naturais. Como ponta pé inicial, o município abrirá a Semana do Meio Ambiente. O evento, que se estende até o dia 08 de junho, terá diversas atrações.

Entre os eventos que marcam a semana de conscientização e proteção ambiental, estão marcadas palestras sobre o tema, apresentações artísticas, coleta de lixo, distribuição de mudas de árvores, exposição de artes com materiais reciclados, blitz ecológica, além de um Workshop sobre compostagem em casa. Entre as entidades que participarão da Semana do Meio Ambiente, a Associação de Surf Imbitubense (ASI), a convite da SEMA, ajudará na distribuição de mudas e na limpeza das praias.

A CONVITE DA SEMA, ASI APRESENTA 'REVOLUÇÃO DOS BALDINHOS'

Nesta segunda feira (04) a ASI trás uma novidade para a Semana do Meio Ambiente. A 'Revolução dos Baldinhos', projeto que é desenvolvido em Florianópolis desde 2008, é uma iniciativa comunitária de gestão de resíduos orgânicos localizada no bairro Monte Cristo, em Florianópolis, e tem servido para solucionar um problema grave de saúde pública relacionada ao descarte indevido do lixo no bairro.

O projeto atende atualmente 150 famílias, que separam os seus resíduos orgânicos, destinando para o tratamento por compostagem, reutiliza cerca de 8 toneladas de resíduos orgânicos por mês. O convite feito pela ASI ao atuante Vereador da Capital catarinense, Marcos José de Abreu, o 'Marquito', rendeu a indicação para a realização desta palestra com vivência sobre Gestão Comunitária de Resíduos Orgânicos e Agricultura Urbana, que irá acontecer no Calçadão da rua Nereu Ramos, em Imbituba, na segunda feira (04), as 14:00 horas.


Conheça um pouco mais sobre o Projeto Revolução dos Baldinhos, em Florianópolis.

Segundo Paulo Márcio de Souza, Secretário de Meio Ambiente, "A ideia é essa mesmo, quanto mais pessoas, mais entidades, mais ações envolverem a comunidade, é sempre válido e bem vindo. A ASI traz uma novidade para nosso evento, uma experiência que está dando certo em Florianópolis, e nós só temos a agradecer".

Apesar de serem ações simples, acreditamos na eficiência de cada uma delas. O objetivo maior é conscientizar cada cidadão de Imbituba que todos somos responsáveis pelo meio ambiente. Se cada um fizer a sua parte, com certeza, teremos um mundo melhor”, afirmou o Secretário de Meio Ambiente Paulo Márcio de Souza.

Revolução dos Baldinhos



Do produto desse tratamento, tem-se o composto orgânicos que retorna aos participantes do projeto para a promoção da agricultura urbana. A atividade desenvolvida pela Revolução dos Baldinhos está estreitamente alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, LEI 12.305/2010, que determinada a implantação de sistemas de compostagem para resíduos sólidos orgânicos e posterior utilização do composto orgânico produzido.

Em 2011 o Projeto foi certificado como tecnologia social, passando também a realizar cursos de capacitação, oficinas de educação ambiental e assessorias técnicas em gestão comunitária de resíduos orgânicos em vários lugares do Brasil.  No ano de 2018 a Revolução dos Baldinhos irá funcionar também como Escola Popular, oferecendo 180 formações gratuitas em Gestão Comunitária de Resíduos Sólidos e Agricultura Urbana em Florianópolis, uma parceria entre o Instituto Çarakura, a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Rede de Compostagem.

Palestrante confirmada Cíntia Adalci Cruz, Coordenadora e Educadora Popular no projeto Revolução dos Baldinhos , nascida e criada na comunidade Chico Mendes, é responsável pela a sensibilização e mobilização  dos moradores, organiza mutirões, festas, suas ações são focadas na defesa do bem comum.

Programação da 2ª Semana do Meio Ambiente


Os eventos serão realizados em diversos pontos de Imbituba, como no Calçadão da Rua Nereu Ramos, no centro da cidade, na Praia da Vila, na Praia do Rosa, no auditório ao Secretaria de Saúde, também na área central, na Câmara de Vereadores, no Bairro Vila Nova e no Hall de entrada da própria Prefeitura.

Comentários