'DECLARAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS': BALEIAS ESTÃO PROTEGIDAS

Comissão da Baleia aprova documento que reforça a proteção aos animais

Liberação da caça ainda deve entrar em pauta, mas tem poucas chances de aprovação

A Comissão Internacional da Baleia (CIB), reunida em Santa Catarina, aprovou nesta quinta-feira (13), a Declaração de Florianópolis. A proposta tem como objetivo reforçar a moratória da caça, e equilibrar o orçamento da CIB para direcionar recursos e tempo de trabalho da pesca de baleias para ações não letais, como pesquisa, estudos de sustentabilidade e turismo de observação. 

Como é considerada tema administrativo, era necessária maioria simples para aprovação. Foram 40 votos a favor, 27 contrários e quatro abstenções. A entidade reúne dezenas de países e aprova regulamentações para a proteção das baleias em todo o planeta. 

A moratória global, aprovada na década de 1970, foi colocada em vigor a partir de 1986. Ela proibiu a caça das baleias em todo o mundo. No entanto, países como o Japão e a Noruega defendem a volta da caça. O tema entrará em pauta nesta quinta-feira.

Na prática, com a aprovação da declaração, a proposta japonesa de liberar a caça comercial, que ainda será votada, não será aprovada por já ter insuficiência de votos. Isso porque a Declaração de Florianópolis reafirma e deixa claro que a comissão tem maioria favorável à moratória.

Fonte: DC

Comentários