PREVISÃO DE FORTE CICLONE SOBRE O LITORAL SUL DO BRASIL

Epagri/Ciram confirma formação de ciclone extratropical e descarta ventos de 150 km/h. Ronaldo Coutinho alerta, "apesar do vazamento de áudio, quadro é preocupante"


O fenômeno que se formará no sábado (27) na costa gaúcha, e poderá atingir o litoral  dos estados de Santa Catarina e do Paraná, está sendo acompanhado de perto por especialistas do sul do país, após vazamento de um áudio, em que o conhecido Ronaldo Coutinho, responsável pelas previsões do tempo no Climaterra, confirma veracidade do áudio, e diz que até regiões altas, como a serra catarinense, podem ter rajadas de até 130 km/h, Toda faixa leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina irá sentir o fenômeno, com ventos fortes e ressacas, segundo Ronaldo.

De acordo com o meteorologista da Epagri/Ciram, Clóvis Correa, as projeções são de que o ciclone extratropical atinja também Santa Catarina e Paraná com previsão para ventos fortes que podem ser de 80 km/h a 100 km/h. "Há um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul que fará com o que o ciclone extratropical se forme. Vai acontecer. Mas não da forma como estão falando, onde os ventos podem ser devastadores', esclarece.

Áudio causa preocupação nas redes sociais

Desde terça feira (23), circula pelas redes sociais um áudio do agrônomo Ronaldo Coutinho falando sobre as projeções para a formação do ciclone com ventos de mais de 120 km/h na costa gaúcha e catarinense. No áudio, ele compara modelos de previsões como Europeu, Americano, Canadense e Brasileiro: o Inmet, faz projeções que causou grande alvoroço nas redes sociais, sendo inclusive desmentido em alguns sites de notícias. 

Conforme Coutinho, os modelos de previsões apontam diferenças na classificação do ciclone, tido até agora como extratropical. Ele diz que o modelo Europeu aponta a formação de um ciclone explosivo e que pode ter ventos de até 150 km/h. "Preocupa o quadro apresentado pelo modelo Europeu porque manteve os dados que mostrou dias atras. É muito perto para estar tão errado", diz Coutinho no áudio. 

Autoridades deveriam ficar alertas, segundo Coutinho

Ronaldo Coutinho. Foto: Divulgação.

Nesta quarta feira (24), Ronaldo Coutinho confirmou suas previsões a uma rádio de Criciúma, no sul de Santa Catarina, e disse que a conversa não deveria ter sido tornada pública, mas mesmo assim voltou a confirma-la, mas alertou que são previsões. Também disse que as autoridades deveriam ficar alertas e que a previsão não é de chuva, mas de ventos fortes durante o sábado. Coutinho afirmou na entrevista a rádio, que três dos quatro modelos de previsão já apontam o fenômeno, já que estão repetindo as informações a cada atualização. 

Coutinho confirmou no seu Facebook a veracidade do áudio. "Este aviso seria dado apenas na quinta de noite ou sexta, mas infelizmente um cliente mandou o zap para outros sem nossa autorização e deu esta confusão toda. Olhando os modelos, para nós existe esta chance e informaremos dentro do possível esta tendência". Ele também confirma que mantém o quadro de ventania no sábado e domingo com rajadas que podem chegar a 130 km/h nos locais mais altos.

Coutinho faz desabafo após vazamento: "Tentaram desmentir. Agora é torcer para que eu esteja errado!!"

Ronaldo Coutinho comentou na entrevista "O que eu acho errado é pegarem um fonte de informação só, e ficarem desmentindo. Agora é torcer para que eu esteja errado. Porque se acontecer e ai?!! Ficam criticando, dizendo que não tem o que fazer?!! Tem a informação e não avisam, não fazem nada?!!! Esperam acontecer. Parece que o pessoal não aprende, espera acontecer. Alguém acha que eu seria louco comentar uma informação desta se não tivesse um pingo de confiança?!!!"

Coutinho confirma que não iria divulgar a informação sem antes ter a certeza da ocorrência do fenômeno, "É uma informação forte, que pode trazer transtornos, e eu não ia divulgar agora, só na sexta feira, só que vazou!!".  Segundo o engenheiro agrônomo, o áudio foi gravado por ele e enviado para um cliente do Paraná, que repassou as informações e viralizou o conteúdo. Coutinho informaria sobre a previsão somente na sexta-feira (26), quando teria certeza absoluta da previsão.

Saiba mais sobre a projeção dos ventos para este fim de semana clicando aqui.

Acompanhe em tempo real a previsão de ventos clicando aqui. 

Comentários