PRÓ ILHA CBSURF JUNIOR TOUR: CATARINENSES AVANÇAM EM BUSCA DO HEXA EM SÃO CHICO

Estreia em São Chico foi marcada por muito surf, boas ondas e ações socioambientais. SC muito perto do Hexa 

'Lounge' do Pró Ilha CBSurf Júnior 2018, na Prainha, em São Francisco do Sul. Foto: Márcio David/Swell Eventos.

O primeiro dia do Pró Ilha CBSurf Júnior, 3ª etapa do CBSurf Júnior Tour 2018, evento organizado e realizado pela Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), na Prainha, em São Francisco do Sul (SC), aconteceu de acordo com as condições que natureza havia programado para que o evento ocorresse. Boas ondas, ótimas performances dos melhores atletas amadores no país, e ações socioambientais promovidas pela produtora do evento. 

Nas performances dos atletas de diversos estados, que marcaram presença no evento apresentado pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, e tem patrocínio da Lord, Teccel, Barão Supermercados e Banana Joe, a disputa continua neste domingo (14), principalmente, entre atletas dos estados que lideram a competição.

A Seleção Catarinense capitaneada pela Fecasurf, terminou o primeiro dia do Pró Ilha CBSurf Júnior, em São Chico, na primeira colocação entre as equipes participantes. "A busca pelo Hexacampeonato continua forte. A esquipe está unida e firme para a decisão neste domingo", segundo o Presidente da Fecasurf e Chefe de Equipe, Reiginaldo Ferreira.

Apesar dos desfalques, locais, Heitor Müller e Arthur Romão avançam

Campeão Brasileiro Amador 2017, Luiz Mendes, muito próximo da final em São Chico. Foto: Márcio David/Swell Eventos.

O catarinense Leonardo Barcelos, até então, líder da categoria Sub18 do CBSurf Júnior Tour 2018, foi derrotado, ainda nas oitavas de final da competição, pelo Campeão Brasileiro Amador Sub16, Luiz Mendes(1º), o local, Arthur Romão (2º), e o paulista Danial Adizaka. Já o atleta local, Heitor Müller, está garantido em duas semifinais do Pró Ilha CBSurf Júnior 2018. Outro catarinense, Leo Casal, também classificou-se para duas semifinais dentro da competição. 

A categoria Feminino estréia neste domingo (14), mas as disputas no masculino estão, principalmente, entre os estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Norte, onde as semifinais acontecem neste segundo dia de competição. Os paulistas Caio Costa e Cauan Gonçalves também figuram nas semifinais da Sub16 e Sub18, respectivamente. 

Além das ondas em São Chico: Ações socioambientais permeiam o Pró Ilha CBSurf Júnior 2018

Reinaldo RLJ responsável pelas ações ambientais na Prainha, em São Chico, durante o Pró Ilha CBSurf Júnior. Foto: Swell Eventos.  

Aconteceu neste sábado (13), o primeiro dia de competição da terceira etapa do Circuito Brasileiro de Equipes - CBSurf Júnior 2018 - em São Francisco do Sul/SC. Junto às competições aconteceram diversas ações socioambientais, apoiando e fortalecendo as pautas trabalhadas pela associação de surfe local, a Associação Francisquense de Surf (AFS).

A AFS têm lutado a bastante tempo em prol da preservação da Baia da Babitonga, e da pouco conhecida, onda do Sumidouro. Para os surfistas locais de São Chico, o Sumidouro é uma onda que não pode ser perdida. Uma onda perfeita, em um lugar paradisíaco, isolado, de difícil acesso e preservado, com vida silvestre presente. 

Uma das esquerdas mais clássicas do estado, proporcionando ondas para a direita também. O pico quebra com condições muito específicas, tornando-se uma onda rara e especial para a comunidade, que cria toda uma expectativa de acompanhamento do swell, da trip em contato com a natureza, dos piqueniques, e de toda a vibe e qualidade de vida, proporcionada por esta onda.

A água é escura, por consequência da influência do estuário da Baia, sendo a onda popularmente chamada de “tubo de chocolate”, “onda preta”, “joia, diamante, pérola”. A onda do Sumidouro está ameaçada pela especulação portuária, que visa instalar um molhes de pedras e um porto no local, barrando toda a ondulação e alterando a hidrodinâmica local, acabando de vez com esse patrimônio natural, cultural e esportivo. A onda é localizada na entrada do canal da Baia da Babitonga, no inicio do polígono do zoneamento de Área Portuária. Há boatos populares que levantam suspeitas de manipulação deste zoneamento local para atender às necessidades das novas especulações portuárias.

Entidades reunidas: Secretaria de Meio Ambiente é simpática a causa

Proteção da onda do Sumidouro é um dos temas principais do Pró Ilha CBSurf Júnior Tour 2018. Foto: Swell Eventos. 

Para atingir o objetivo traçado pela organização do Pró Ilha CBSurf Júnior 2018, foram convidados algumas instituições indicadas pela AFS, para expor materiais que informem ao público presente no evento, informações sobre o assunto. Se fizeram presentes a AMECA – Associação Movimento Ecológico Carijós, o Projeto Babitonga Ativa, o Projeto Toninhas, e o Parque Estadual do Acaraí, bem como a AFS também, que expôs algumas imagens clicadas pelo surfista local Igor Foerster

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) também é simpática à preservação ambiental do patrimônio natural do município, e também participou do estande ambiental do evento, divulgando os pontos turísticos e os projetos ambientais do município, expondo as placas produzidas em ação de educação ambiental na escola do bairro (Escola de Educação Básica Nicola Baptista), doando mudas de árvores nativas para a população.

Um dos patrocinadores privados do evento, a Lord, expôs os seus produtos no estande ambiental do evento, incluindo um removedor biodegradável de parafina. Como forma de contribuição com a causa socioambiental da AFS, a Swell Produção e Promoção, responsável pela organização do evento ,em parceria com a SMMA e a AFS, irá produzir um documentário sobre a situação da Baia da Babitonga e a onda do Sumidouro durante a competição.


Pró Ilha CBSurf Júnior 2018

O Pró Ilha CBSurf Júnior 2018, que acontece nos dias 13 e 14 de outubro, na Prainha, em São Francisco do Sul (SC), é apresentado pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, tem patrocínio da Lord, Teccel, do Barão Supermercados e Banana Joe. O apoio institucional é da Secretária do Meio Ambiente, Gerencia de Esportes de São Francisco do Sul, Fesporte e Governo do Estado de Santa Catarina. 

Tem como apoiadores a Rei do Frango, Kanto da Pizza, Dunas House, Sombreiro Verde Pousada, Pousada da Ilha, Pastelaria Enseada, Tá na Onda Bar e Hotéis Vila Real. A Supervisão do evento fica por conta da CBS, Fecasurf e Associação de Surf de São Francisco do Sul (ASF), A produção é da Swell eventos. O Pró Ilha CBSurf Júnior tem transmissão ao vivo pelo site da Surfpro (clicando aqui).

Comentários