SELEÇÃO CATARINENSE/FECASURF É CAMPEÃ DO PRÓ ILHA CBSURF JÚNIOR EM SÃO CHICO


Vitória por equipes veio com dobradinhas catarinenses nas finais da 3ª etapa do CBSurf Júnior Tour 2018 na Prainha, e manteve hegemonia do estado desde 2017

Seleção Catarinense comemorando a vitória por equipes no Pró Ilha CBSurf Júnior, em São Chico. Foto_Marcio David/Swell/Eventos.

Nem as condições adversas apontadas pelos sistemas de previsão do tempo para este último fim de semana, afastou o bom público que marcou presença na 3ª etapa do CBSurf Júnior Tour 2018, na Prainha, em São Francisco do Sul, norte de Santa Catarina, para torcer pela Seleção Catarinense liderada pela Federação Catarinense de Surf (Fecasurf).

A Fecasurf ficou responsável pela realização do Pró Ilha CBSurf Júnior, junto com a Swell Produção e Promoção de Eventos, onde deram show de organização para receber os nove estados que marcaram presença ao evento, que foi apresentado pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, e teve patrocínio da Lord, Teccel, Barão Supermercados e Banana Joe Lounge. 

Público marcou presença na Prainha, para torcer pela Equipe Catarinense. Foto: Márcio David/Serll Eventos.

O respaldo de todo trabalho realizado pela Fecasurf para a participação no CBSurf Júnior Tour, vem desde o ano passado, quando a entidade consagrou-se Pentacampeã por equipes, e até agora vem mantendo a hegemonia dentro da competição. Além disso, a união dos atletas, diante do trabalho em equipe, vem contribuindo para a manutenção dos bons resultados que a Seleção Catarinense obteve no CBSurf Júnior Tour.

Catarinenses chegam em duplas em todas as finais: De cinco categorias, três foram vencidas por dobradinhas catarinas

Hedieferson Junior, campeão da Sub18, foi o grande destaque do Pró Ilha CBSurf Júnior. .Foto:_Marcio David/Swell Eventos.

As baterias finais do Pró Ilha CBSurf Júnior Tour 2018 aconteceram neste domingo (14), em melhores condições de ondas que no primeiro dia do evento, sábado (13). Cinco estados conseguiram colocar seus atletas nas decisões: São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Paraná. Com ótimas ondas, o scout dos cinco melhores somatórios individuais ficaram com surfistas catarinenses, além das três maiores notas do evento. 

Na categoria Feminino Sub16, a paulista Isabela Saldanha venceu, seguida pela carioca Júlia Duarte, com as catarinenses Tainá Hinckel em terceiro - que se manteve na liderança do ranking CBSurf - e Ana Luiza Romão em quarto. Apesar disso, na Feminino Sub18, Tainá levou a melhor sobre a paulista Bruna Carderelli (2º), a carioca Júlia Duarte (3º) e outra catarinense, Rafaela Coelho. Com este resultado, Tainá retomou a liderança do ranking da carioca Julia Duarte.

Tainá Hinckel mais uma vez sobrou no evento em São Chico. 

A partir das finais masculinas Sub14, Sub16 e Sub8, as vitórias catarinenses aconteceram com dobradinhas. Na Sub14, os surfistas Leo Casal (1º) e o local da Prainha, Heitor Muller (2º) venceram o paulista Caio Costa e o potiguar Fabrício Rocha. Heitor mantém a liderança com mais este vice campeonato. Já na Sub16, os catarinenses Wallace Vasco (1º) e Luiz Mendes (2º) venceram o potiguar Lucas Vicente e o paulista Caio Costa. Luiz Mendes pulou para a segunda posição no ranking com este resultado em São Chico. 

E na grande final Sub18, o catarinenses Heidieferson Júnior (1º) e Leo Casal (2º), não deram chances para o paranaense Edson de Prá (3º) e o potiguar Mateus Sena. Para vencer a final, Heidieferson marcou a segunda maior somatória de notas do evento, um 15,40 pontos, ficando atrás neste quesito apenas da catarinense Tainá Hinckel, que marcou 16,00 pontos no 3º round do evento. Com este vice campeonato, Leo Casal agora está em terceiro no ranking da Sub18, atrás de outro catarinense, Leo Barcelos que perdeu a liderança para o potiguar Mateus Sena após esta etapa. 

Pontuação das equipes mostram duelo entre as três primeiras colocadas
 
Paulista, Isabela Saldanha, venceu a Sub16 no Pró Ilha CBSurf Júnior. Foto:_Marcio David/Swell Eventos.

O CBSurf Júnior Tour 2018, após o Pró Ilha CBSurf Júnior, mostra que a disputa pelo Título Nacional Brasileiro de categorias de base, da Confederação Brasileira de Surf (CBS) está muito forte. Desde 2017, a Seleção Paulista (2º) duela ponto a ponto com a Seleção Catarinense a liderança do CBSurf Júnior. Já a Seleção do Rio Grande do Norte (3º), que vem fazendo uma excelente campanha em 2018, chegou, e acompanha de perto a briga pelo Título Nacional da CBS. 

Ranking CBSurf Júnior Tour 2018 por equipes:

Estado                            Pontuação
1º Santa Catarina            3000
2º São Paulo                   2700
3º Rio Grande do Norte  2129
4º Paraíba                       2126

Swell Eventos promove ações socioambientais paralelamente ao evento

Representantes das entidades envolvidas no Pró Ilha CBSurf Júnior mostrando preocupação com a situação da Baia Babitoga e com a Prainha, em São Chico. Foto: Márcio David/Sell Eventos.

Aproveitando a presença das equipes de nove estados ao Pró Ilha CBSurf Júnior, na Prainha, em São Chico, a Swell Produção e Promoção de Eventos, convidada pela Fecasurf para realizar a 3ª etapa do CBSurf Júnior Tour, promoveu ações socioambientais junto a entidades locais e as equipes presentes durante o campeonato. 

O evento foi utilizado como ferramenta de apoio à luta socioambiental da associação de surfe local, a AFS (Associação Francisquense de Surf), que em parceria com a AMECA (Associação Movimento Ecológico Carijós), e buscou fomentar e garantir a máxima preservação ambiental da Baia Babitonga. O evento também promoveu a recuperação de áreas de preservação permanente degradadas, por meio do plantio de mudas arbóreas de espécies nativas da região.

Onda do Sumidouro sob ameaça

Pró Ilha CBSurf Júnior 2018. Foto Márcio David/Swell Eventos. 

A área da Baia Babitonga está sendo especulada pelo mercado portuário, que visa instalar-se com uma densidade considerável no local. Atualmente, há 8 novos projetos da área portuária para a região, ameaçando assim a estabilidade, a dinâmica ecossistêmica, a hidrodinâmica e a paisagem natural do local. Desta maneira, todos os benefícios ambientais proporcionados naturalmente, e gratuitamente, pelo ecossistema local estariam sendo comprometidos. Especificamente no surfe, a especial onda do Sumidouro pode estar ameaçada de desaparecer, causando enorme desgosto à todo um grupo social. 

Com base neste cenário, “O Comitê Organizador do Evento optou por proporcionar a oportunidade de ampliarmos o alcance desta discussão para âmbito nacional, aproveitando o fato de o município estar recebendo um evento com participação de nove estados brasileiros”, segundo Reinaldo Langer Jaeger, responsável da Swell Eventos pelas ações socioambientais. 

Stand montado junto ao evento para esclarecer o público da situação da Baia Babitonga e os impactos que ocorrerão com a instalação de uma zona portuária no local. Foto: Márcio David/Swell Eventos. 

A AFS também tem se preocupado bastante em proteger os ninhos das Corujas Buraqueiras da Prainha. Ainda segundo Reinaldo, "A colocação de placas artesanais das Corujas não puderam ser realizadas durante o evento, devido à chuva, e às madeiras terem molhado. Desta maneira, elas serão entregues para a equipe do Hostel São Francisco produzi-las durante a próxima semana".

Domingo, no Pró Ilha CBSurf Júnior, teve plantio de mudas

Presidente da CBS, Adalvo Argolo, plantando sua muda nativa na Prainha, em São Chico. Foto: Márcio David/Swell Eventos. 

No domingo (14), foi realizado o plantio coletivo das mudas de árvores nativas na Prainha. A ação foi executada pelas equipes estaduais e pelas instituições participantes do evento. Cada representante plantou uma muda de pitangueira ou de araçá, totalizando o plantio de 13 árvores no local.

Entre as entidades que realizaram o plantio de mudas, a CBS, a Fecasurf e a AFS, através dos seus presidentes Adalvo Argolo, Reiginaldo Ferreira e Anderson Mabel, a SMMA, a Swell Eventos, e os chefes de equipes da Seleções de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará,  Pernambuco, Bahia, e Rio Grande do Norte.

A ideia agora é a associação de surf local cuidar destas mudas e acompanhar o crescimento delas como legado do evento. Em futuros eventos deste Circuito Nacional (nos próximos anos) poderão ser expostas as fotos do plantio, para usar como comparativo do crescimento destas árvores.

Pró Ilha CBSurf Júnior 2018

Estrutura do Pró Ilha CBSurf Júnior, na Prainha, em São Francisco do Sul (SC). Foto: Marcio David/Swell Eventos. 

O Pró Ilha CBSurf Júnior 2018, que acontece nos dias 13 e 14 de outubro, na Prainha, em São Francisco do Sul (SC), é apresentado pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, tem patrocínio da Lord, Teccel, do Barão Supermercados e Banana Joe Lounge. O apoio institucional é da Secretária do Meio Ambiente, Gerencia de Esportes de São Francisco do Sul, Fesporte e Governo do Estado de Santa Catarina. 

Tem como apoiadores a Rei do Frango, Kanto da Pizza, Dunas House, Sombreiro Verde Pousada, Pousada da Ilha, Pastelaria Enseada, Tá na Onda Bar e Hotéis Vila Real. A Supervisão do evento fica por conta da CBS, Fecasurf e Associação de Surf de São Francisco do sul, A produção é da Swell Promoção e Produção de eventos.

Resultados do Pró Ilha CBSurf Júnior 2018

Sub18 Masculino
1º Hedieferson Junior SC
2º Leo Casal SC 
3º Edson de Pra PR
4º Mateus Sena RN

Sub16 Masculino
1º Wallace Vasco SC
2º Luiz Mendes SC
3º Lucas Vicente RN
4º Caio Costa SP

Sub14 Masculino
1º Leo Casal SC
2º Heitor Mueller SC
3º Caio Costa SP
4º Fabricio Rocha RN

Sub18 Feminino
1º Taina Hinckel SC
2º Bruna Carderelli SP
3º Julia Duarte RJ
4º Rafaela Coelho SC

Sub16 Feminino
1º Isabela Saldanha SP
2º Julia Duarte RJ
3º Taina Hinckel SC
4º Ana Luiza Romao SC

Ranking após o Pró Ilha CBSurf Júnior 2018

Sub18
1º Mateus Sena  RN         2160 pontos       
2º Leonardo Barcelos SC 1992
3º Leo Casal                     1629
4º Felipe Alves                 1564

Sub16
1º Mateus Sena RN   2556 pontos
2º Luiz Mendes SC   2160
3º Heitor Muller SC  1861
4º Lucas Vicente RN 1771

Sub14
1º Heitor Muller SC      2700 pontos
2º Caio Costa SP           2341
3º Gabriel Klausner SP 1656
4º Ryan Kainalo SP       1593

Sub18 Feminino
1ª Tainá Hinckel       2656 pontos
2ª Júlia Duarte          2539
3ª Isabella Saldanha 2114
4ª Pamela Mel          1771

Sub16 Feminino
1ªTainá Hinckel SC        2810 Pontos
2ª Isabella Saldanha SP  2330
3ª Júlia Duarte RJ           2059
4ª Ana Luiza Romão SC 1791

Comentários