ISA WORLD JÚNIOR 2018: JAPÃO LEVA O OURO

Além das seis medalhas individuais, Japão fatura o inédito ouro por equipes no Mundial Júnior da ISA. Brasil termina Mundial em 7º

Japão Campeão do ISA World Júnior 2018. Foto: Ben Reed/ISA.

Com seis medalhas individuais e direito a dobradinha na categoria Sub 18, o Japão faturou o inédito ouro por equipes no Vissla ISA World Junior Championship, encerrado no último domingo (4), em Huntington Beach, Califórnia (EUA). Potiguar Mateus Sena e catarinense Tainá Hinckel por pouco não chegam as finais no domingo.

Japão leva a melhor

Tainá Hinckel durante o ISA World Júnior 2018. Foto: Ben Reed/ISA

Keanu Kamiyama e Joh Azuchi garantiram os dois lugares mais altos do pódio na Sub 18 e foram os principais responsáveis pela conquista japonesa. O Brasil não teve nenhum representante no dia decisivo do Mundial Sub 18. Na Sub 16, a vitória ficou com o aussie Grayson Hinrichs, que ajudou a levar o seu país ao terceiro lugar no ranking por equipes. Os norte-americanos Kade Matson (2º) e Levi Slawson (3º) e o japonês Riaru Ito (4º) completaram o pódio.

Entre as meninas, vitória para a alemã Rachel Presti na Sub 18, com a havaiana Keala Tomoda Bannert em segundo, a japonesa Minami Nonaka em terceiro e a também havaiana Summer Macedo em quarto. Já na Sub 16, a norte-americana Caitlin Simmers, de apenas 13 anos, faturou o título e levou os EUA ao vice-campeonato por equipes. As japonesas Shino Matsuda (2ª), Sara Wakita (3ª) e a espanhola Lucía Machado completaram a final.

Seleção Brasileira termina em 7º por equipes

Potiguar Mateus Sena terminou na 7ª colocação. Foto: Ben Reed/ISA

Únicos representantes do Brasil, o potiguar Mateus Sena e a catarinense Tainá Hinckel perderam no último sábado (3) e deram adeus ao Vissla World Junior Championship, o Mundial Sub 18 da ISA. Com isso, o Brasil ficou sem representantes no domingo decisivo em Huntington Beach (EUA) e fora do pódio nas quatro categorias do evento: Sub 18 (Masculino e Feminino) e Sub 16 (Masculino e Feminino).

Entre as mulheres, Tainá Hinckel chegou a avançar uma bateria no último sábado, mas foi barrada nas quartas de final da repescagem e terminou o evento na 11ª posição da Sub 16. Já Mateus Sena foi até a semifinal da repescagem, mas terminou a disputa em terceiro e despediu-se dos EUA na sétima colocação. Tainá e Sena foram os melhores representantes do Brasil no evento.

Imbitubense Leo Barcelos muito perto da consagração em Huntington

Leo Barcelos em Huntington Beach, Califórina (EUA). Foto: Ben Reed/ISA.

Mesmo não tendo chegado a final no ISA World Júnior 2018, o imbitubense Leo Barcelos volta ao Brasil com sentimento de dever cumprido. A disputa de uma das mais importantes competições no Mundo trouxe aprendizado e experiência para o jovem surfista catarinense. Em entrevista ao vivo ao staff técnico do Mundial Júnior, Leo agora quer voltar pra casa e comer o bolo de chocolate da mão, Cida Barcelos.

Leo agora volta ao Brasil e mira o Título Brasileiro da categoria Sub18 do CBSurf Júnior Tour 2018, algo inédito em sua carreira ainda, entre outras competições que já disputa. Já em pré carreira profissional, o imbitubense vem disputando etapas do Brasileiro e Mundial atrás de posicionamento enxergando uma vaga na Elite Mundial de Surf como seu destino em breve.

Resultado oficial do Vissla ISA World Junior Championship 2018

Sub 18
Ouro – Keanu Kamiyama (JPO)
Prata – Joh Azuchi (JPO)
Bronze – Luke John Slijpen (AFR)
Cobre – Cole Houshmand (EUA)
21º – Daniel Adisaka (BRA)
21º – Leonardo Barcelos (BRA)
41º – Leonardo Berbet (BRA)


Sub 16
Ouro – Grayson Hinrichs (AUS)
Prata – Kade Matson (EUA)
Bronze – Levi Slawson (EUA)
Cobre – Riaru Ito (JPO)
7º – Mateus Sena (BRA)
21º – Luiz Mendes (BRA)
49º Heitor Mueller (BRA)


Sub 18 Feminino
Ouro – Rachel Presti (ALE)
Prata – Keala Tomoda Bannert (HAV)
Bronze – Minami Nonaka (JPO)
Cobre – Summer Macedo (HAV)
22º – Julia Duarte (BRA)
25º – Isabela Saldanha (BRA)
25º – Anne dos Santos (BRA)


Sub 16 Feminino
Ouro – Caitlin Simmers (EUA)
Prata – Shino Matsuda (JPO)
Bronze – Sara Wakita (JPO)
Cobre – Lucía Machado (ESP)
9º – Tainá Hinckel (BRA)
37º – Sophia Medina (BRA)
43º – Maju Freitas (BRA)


Equipes
Ouro – Japão
Prata – EUA
Bronze – Austrália
Cobre – Havaí
5º – França
6º – Espanha
7º – Brasil

Fonte inicial: Waves

Comentários