SURFISTAS DISPUTAM O OSCAR DO ESPORTE CATARINENSE

Troféu Guga Kuerten 2018 vai eleger os melhores do esporte estadual, entre os votados, três surfistas e um bodyboarder

Willian Cardoso, que entrou para a Elite Mundial do Surf da WSL em 2018, concorre no Troféu Gustavo Kuerten como Melhor Atleta em 2018. Foto: Manoel Rene


O Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte foi criado por meio do Decreto n° 1.279 de 16 de abril de 2008, com o objetivo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), homenagear atletas, entidades, técnicos e equipes catarinenses que tiveram destaque especial ao longo do ano. 

A edição deste ano, além de trazer esportistas de várias modalidades esportivas, apresentou três surfistas já conhecidos do público, bem como, um bodyboarder, sendo o maior contingente de atletas de água salgada que já participaram da votação. O público em geral poderá votar até o dia 20 de novembro de 2018 nos melhores atletas estaduais. 

Willian Cardoso, Tainá Hinckel e Luiz Mendes serão os indicados no surf

Luiz Mendes, surfista de Barra do Sul, recebe votos como Atleta Revelação em 2018. Foto: Ben Reed/ISA.

O surfista de Balneário Camboriú, Willian Cardoso é destaque na principal categoria para votação, o de Melhor Atleta em 2018. Sua indicação veio através do Conselho Estadual de Esporte (CED). A surfista da praia da Guarda do Embaú, Tainá Hinckel, disputa na categoria A Melhor Atleta em 2018 e Luiz Mendes, da praia de Barra do Sul, no norte do estado, concorre na categoria Atleta Revelação no Oscar do Esporte Catarinense. 

Bodyboarder, Éder Luciano, também disputa a categoria Melhor Atleta

Éder Luciano, um dos melhores bodyboarders do mundo, também participa do Troféu Gustavo Kuerten como Melhor Atleta. Foto: Dejule

O Bodyboarder de Itapema, Éder Luciano, Tri-Campeão Mundial por equipes do ISA Games em 2015, também participa do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte na categoria Melhor Atleta, assim como Willian Cardos. Éder é considerado um dos melhores bodyboarders no planeta. Além do título da ISA, ele também foi Campeão Mundial GQS, Campeão Latino-americano e Campeão Brasileiro de bodyboard.

Para votar, basta acessar a página oficial do Troféu Gustavo Kuerten 2018 (clicando aqui), se cadastrar e deixar seu voto. Nas últimas 9 edições do Troféu Guga Kuerten, foram agraciados 45 atletas, 14 entidades esportivas, 14 técnicos, 14 equipes e 9 árbitros.

Mais sobre o Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte

Anualmente, as Federação Esportivas e Entidades Paradesportivas indicam seus destaques, por meio de formulário eletrônico, incluindo informações de currículo e principais títulos obtidos para cada categoria indicada. Posteriormente, a Gerência de Políticas do Esporte da SOL avalia as informações referente às indicações e envia o resultado da homologação dos candidatos ao Conselho Estadual de Esporte (CED), responsável pela escolha de dois finalistas em cada categoria, de acordo com critérios técnicos.

Os cinco finalistas de cada categoria são selecionados da seguinte forma: os três mais votados pela Internet acrescidos dos dois escolhidos pelo CED. O campeão de cada categoria é eleito por uma comissão específica – Curadoria do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte, – instituída exclusivamente para tal fim, formada por 9 membros das seguintes entidades:

A cerimônia para a entrega do Troféu Gustavo Kuerten acontece no próximo dia 26 de novembro, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis (SC), e a expectativa é grande entre os atletas de água salgada para estarem lá e serem agraciados. 

Comentários