VOCÊ CONHECE A BIBLIOTECA DE IMBITUBA?!!!

Fórum no dia 17/11 discutirá fortalecimento da leitura em Imbituba. Poder público e comunidade decidirão propostas para políticas de acesso à leitura e à escrita. 


Uma das ideias é inserir contação de histórias na grade curricular dos alunos. Você conhece a biblioteca pública da sua cidade? A pergunta pode parecer estranha para alguns, mas muitos alunos e moradores de Imbituba não sabem que podem pegar livros emprestados gratuitamente. 

Pensando nisso, o município realizará um fórum de discussão no sábado (17), com toda a comunidade, para apresentar propostas de fortalecimento da leitura para todas as idades. O encontro é organizado pelo Grupo de Trabalho do Plano Municipal de Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura, que vem ouvindo sugestões durante as últimas semanas, debatendo ideias inovadoras para transformar o modo como as pessoas enxergam a leitura e a escrita.

Governo Municipal que ouvir a população
 
Alunos da Escola Municipal Professora Belarminda De Souza Pires totalmente envolvidos na contação de histórias. Foto: PMI

Quem participar poderá questionar, sugerir e decidir como o Governo Municipal deve investir os recursos na área pelos próximos dez anos, como a distribuição de livros em espaços públicos, a exemplo de cidades como Florianópolis. “Estamos escutando as pessoas em busca de caminhos para transformar Imbituba em uma cidade de leitores. São muitas propostas legais, como colocar livros para troca nos terminais de ônibus e distribuir gelatecas pela cidade. Só com o comprometimento dos moradores, poder público, associações, instituições de ensino e empresários é que vamos conseguir atingir essa meta”, explica a coordenadora do grupo de trabalho, Gláucia Maindra.

O fórum servirá para aprovar as ideias documentadas com a colaboração das comunidades e finalizar o Plano Municipal de políticas públicas para a leitura e escrita. O debate será no sábado (17), das 9h às 17h, na Escola de Educação Básica Henrique Lage, no Centro de Imbituba.

Professores e alunos incentivam a contação de histórias


No último final de semana, o debate na Escola Municipal Professora Terezinha Pinho de Souza, do bairro Arroio, foi recorde na presença de professores. Eles trouxeram um pouco das experiências da sala de aula. A escola, que não possuía biblioteca, passou a descobrir jovens escritores ao receber um espaço de leitura. “Tivemos os primeiros livros escritos por nossos alunos. Isso ampliou a visão de mundo deles e permitiu que eles fossem protagonistas do seu processo de aprendizagem da leitura e da escrita”, comenta a diretora, Gabriela Rosa dos Passos.

Uma das ideias para estimular o interesse dos alunos, proposta durante a conversa, foi inserir a contação de histórias na grade curricular da escola. “O ler faz parte da vida, precisamos criar espaços agradáveis para que as crianças se envolvam com os livros e a contação teatral faz com que eles vejam a leitura como brincadeira”, afirma a professora Luciane Alves, uma das autoras do projeto “Passaporte para Leitura” apresentado no encontro.

Junto com a família, os alunos levam para os colegas de turma uma historinha contada a partir da leitura de um livro, despertando o hábito de ler na sala de aula e em casa. A moradora Salete Cordeiro acompanhou a filha Raíssa na encenação de uma história durante o debate, juntamente com o pai, Gislei Marcelo Cordeiro. “Projetos que levam em consideração a união familiar são sempre bem vindos. Preparar o teatrinho com a minha filha foi uma volta aos tempos de escola e tocou em um sentimento adormecido”, conta Salete.

O grupo sugeriu ainda o incentivo ao teatro de rua a partir de obras literárias e a parceria entre artistas, biblioteca e empresas de ônibus para declamação de poesias durante as viagens.

Agende-se e participe!

Fórum do Plano Municipal de Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura
Data: 17 de novembro de 2018, sábado 
Horário: das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas
Local: Escola de Educação Básica Henrique Lage
Salão Nobre Nadir Maria Machado Miguel
Rua Irineu Bornhausen, 505, Centro

- Realização de Fórum para apresentação, proposição, validação e deliberação sobre a Minuta do PMBLLL 

Fique por dentro:

Comentários