MAIS UM TÍTULO: IMBITUBENSE É CAMPEÃO BRASILEIRO DE SKATE PARK EM SÃO PAULO

"Irado!!": Gustavo Picaski unifica títulos brasileiros e ganha vaga no Oi STU Open Skate Total Urbe 2019, maior competição nacional de skate park no Brasil


As vitórias do jovem skatista imbitubense, Gustavo Picaski, aconteceram naturalmente desde quando resolveu testar suas habilidades no esporte em 2013, ainda com 9 anos de idade. E quando tinha 12 anos (2015) conquistou seu primeiro campeonato brasileiro na categoria Mirim. Dentro de um dos esportes que mais cresce no país e no mundo, e com apoio integral e decisivo dos pais na sua ainda precoce carreira, Gustavo vai impressionando a todos, "Só que agora a coisa ficou séria!!", comenta seu pai, Joel Picaski.

Ano passado (2017), Gustavo disputou e ganhou - com atletas em idade superior e com mais experiência que ele - mais um Título Brasileiro, só que agora em um nível acima, na categoria Iniciantes. E em meio a este esporte que tinha paulista Bob Bunquist e o manezinho da ilha de Florianópolis, Pedro Barros, como os maiores e mais populares ídolos, a atenção começou a se voltar para ele. 

Em novembro deste ano, em Taubaté (SP), Gustavo já havia se tornado Campeão nacional novamente, mas agora no último degrau de sua carreira amadora. O Título Brasileiro de skate na categoria Amador, na modalidade Bowl, já havia fechado de forma brilhante sua escalada para estar entre os melhores do Brasil, e não apenas isso, chamou a atenção de todos os atletas e envolvidos no skate nacional para a nova revelação do esporte do país.

Maior revelação e mais completo do skate amador nacional



Ainda em novembro, no mesmo evento em São Paulo, a jovem promessa catarinense e imbitubense, terminou como vice campeão brasileiro amador na categoria Half Pipe - pista em formato de 'U' - e 4º no Mini-hamp. Gustavo já era considerado o skatista mais completo no momento no Brasil, e a maior revelação do skate nacional. Mas, 2018 não havia terminado para Gustavo.

"Imbituba é um lugar que revela grandes atletas no esporte, principalmente no surf. Tem o meu irmão, Giovane, que foi Campeão Catarinense de surf, e agora eu no skate"

"Estou muito feliz, amarradão!! É irado, pois faz tempo que corro atrás disso. Imbituba é um lugar que revela grandes atletas no esporte, principalmente no surf. Tem o meu irmão, Giovane, que foi Campeão Catarinense de surf, e agora eu no skate". comenta o orgulhoso Gustavo.

Campeão Brasileiro, unificação de títulos nacionais e vaga numa das maiores competições do mundo

Uma das voltas campeã de Gustavo Picaski no Suicida Park, em São Paulo (SP).

A frase de seu pai logo acima, descreve bem o que vem acontecendo na carreira do jovem imbitubense: "Agora a coisa ficou séria!". No último fim de semana, Gustavo foi até o Suicida Park, na capital paulista, e venceu a última etapa do Brasileiro de Skate Park 2018, o Get Read or Get Dead Suicida Park, em uma enorme pista de bowls, em que os atletas tem mais espaço para manobrarem o que torna a competição ainda mais difícil, já que os melhores skatistas amadores do país também estavam lá.

Com a unificação dos títulos nacionais - Bowl e Skate Park -, e a profissionalização a caminho, o imbitubense conseguiu os pontos necessários para disputar em 2019 uma das maiores competições do Brasil e do planeta, o STU Open Skate Total Urbe, evento que conta com um forte patrocinador, é televisionado internacionalmente, e ainda com os melhores skatistas profissionais do país e do mundo na atualidade, entre eles, Pedro Barros, Kelvin Hoefler, Pedro Quintas, entre outros.

"To super feliz em saber que ano que vem vou estar competindo ao lado de meus ídolos do skate, vou estar competindo o STU. Irado!!!"

Além disso, o STU Open Skate Total Urbe ajudou a definir a Seleção Brasileira de Skate que irá disputar pela primeira vez as Olimpíadas, em Tóquio 2020, já que, de acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI), assim como o surf, a modalidade fará parte na próxima edição dos Jogos Olímpicos. Como a equipe brasileira já está definida para a próxima Olimpíada, a expectativa de ver o imbitubense em Paris 2024 aumenta a partir de agora.

Gustavo entende sua responsabilidade a partir de agora. Seu foco sempre esteve acima de tudo nas competições. E se orgulha de estar entre os melhores em 2019. "Foi irado esse ano, primeiro ano como amador e pude conquistar diversas coisas, como ser campeão brasileiro de bowl, e de park que eu não esperava ser. To super feliz em saber que ano que vem vou estar competindo ao lado de meus ídolos do skate, vou estar competindo o STU. Irado!!!"

O skate imbitubense agora tem um morador como o melhor amador do país. Mas, Gustavo quer que o esporte cresça por aqui também. "Eu gostaria que aumentasse o número de pessoas andando de skate em Imbituba, pois de bowl/park só tem eu, o skate imbitubense não é muito forte pois só tem eu como representante, tipo é muito irado trazer essa conquista para a cidade, pois não é todo mundo que já no primeiro ano de categoria consegue vencer. Mas, torço para que mais gente apareça", comenta Gustavo.

As conquistas e o apoio profissional recebido em Imbituba e região



É gratificante e motivo de orgulho para os imbitubenses ver a alegria estampada em Gustavo a cada competição vencida, em cada degrau conquistado em sua ainda curta carreira, mas que para seu pais, tem sido feliz e árdua. "Ver a felicidade dele a cada vitória não tem preço", comenta Joel. E faz questão de lembrar de tudo que ajudou a solidificar o momento do, ainda moleque, que se tornou o melhor do skate de base no país.

"Vale lembrar que tudo isso só foi possível com o apoio da Mormaii e do Proesporte. Senão nem acontecia!! Agradecemos especialmente ao Luiz Carlos Borges (Pirão da Mormaii) que deu apoio e fez a intermediação com esses profissionais. Sem ele não estaria acontecendo". conta Joel 'Teko' Picaski, pai de Gustavo.

"E vou te dizer que tem mais gente envolvida no caminho dele. Ricardinho Nobre, ele sempre ajudou com as aulas de Pilates, e são 5 anos de apoio sem receber por isso. Outra pessoa é a Lilian Cardoso Vieira, nutricionista que nos apoia também. E Eduardo de Bona com funcional, faz um trabalho específico para o bom rendimento". finaliza 'Teko' Picaski. 

Comentários