PRAIA DA VILA, EM IMBITUBA, RECEBE PROTEÇÃO PARA AS RESTINGAS

Sema, ASI e Corpo de Bombeiros realizaram a instalação de uma cerca de proteção da vegetação e restinga do Canto da Praia da Vila, em Imbituba

Corpo de Bombeirosm, surfistas e ASI ajudando na colocação da cerca de proteção na praia da Vila, em Imbituba. Foto: ASI.

O Canto da praia da Vila, em Imbituba, recebeu neste sábado (13) pela manhã uma cerca protetiva para vegetação e restingas, como forma de informar a importância da conservação do frágil ambiente do canto da praia, que nos últimos anos vem tendo dificuldades em se regenerar e se fixar para evitar erosões e desgastes. 

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) realizou nas últimas semanas um estudo sobre o ambiente que envolve o canto da praia e identificou a circulação de pessoas e lixo como um dos agentes de degradação do local, que impede o crescimento desta barreira protetiva e necessária para a manutenção a fixação do terreno. 

Sema, ASI e Corpo de Guarda Vidas do Corpo de Bombeiros de Imbituba ajudam na ação

Secretário da Sema, Paulo Márcio, destaca a importância em se utilizar os decks de acesso a praia como forma de proteger a vegetação no local. Foto: ASI

Segundo Paulo Márcio de Souza, Secretário da Sema, "Após constatar o problema no local, chamamos nossos técnicos para buscarem uma solução para a erosão. Montamos o projeto e convidamos a Associação de Surf de Imbituba (ASI), bem como o Corpo de Bombeiros da cidade, para realizarmos a ação neste sábado. E fomos atendidos prontamente". 

Paulo Márcio ainda reiterou que, "Nos próximos dias iremos instalar placas informativas sobre o motivo e a importância para a preservação daquele ambiente. A cerca é apenas uma forma de conscientização para que os visitantes utilizem os decks de acesso a praia, evitando que pisoteiem a vegetação no local". 

A ASI também emitiu nota nas redes sociais neste sábado em que destaca o respeito pelo local, "Na parte da manhã colocamos um divisor para as pessoas respeitarem de maneira geral e não invadirem as áreas das restinga, esperando sua regeneração, tornando um local agradável e com as chuvas não aconteça as erosões que já são visíveis no local. Respeito a natureza e a nossa praia da vila".

Amanda Suita, nova diretora de Meio Ambiente da ASI, realiza faxina no canto da Praia da Vila
Prefeito de Imbituba participa das ações e destaca a importância em se preservar o local. 

Amanda Suita, do Ecosurf Imbituba, que agora é diretoria de meio ambiente da ASI, realizou também neste sábado uma limpeza geral no Canto da Praia da Vila, em Imbituba, visando deixar o ambiente pronto para a colocação da cerca protetiva para as restingas e a vegetação no local. 

Segundo Amanda, "Hoje, durante a ação de limpeza e proteção das dunas e vegetação do canto da praia da Vila, realizada pela Associação de Surf de Imbituba - ASI -, o prefeito Rosenvaldo Júnior, e o Paulo Márcio, Secretário Municipal de Meio Ambiente ajudaram a comunidade com essa ação, que visa ajudar a preservar a praia, evitando a erosão das dunas, pisoteamento da vegetação e tocas dos animais e depósito de resíduos".

Comentários