SEMANA DO MEIO AMBIENTE: IMBITUBA PREPARA AÇÕES

Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) prepara uma vasta programação de conscientização pela cidade


A partir desta segunda feira (03), em Imbituba (SC), tem início a Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), que seguirá até sexta feira (07), com uma vasta programação que incluem, palestras, capacitações, coleta de lixo, distribuição de mudas e exibição de curta metragens. 

Sendo realizado pelo terceiro ano consecutivo, a Semana do Meio Ambiente de Imbituba vem atraindo ainda mais a atenção para a importância em se conscientizar e prevenir um futuro melhor para os moradores da cidade, através de ações sócio-ambientais, preocupação com o destino correto de resíduos e, principalmente, tornar Imbituba ainda mais verde e limpa. 

Programação repleta de informação


A programação da Semana do Meio Ambiente em Imbituba, começa com Capacitação e Palestra. A partir das 07 horas da manhã de segunda feira (03), acontece a primeira ação, com a Capacitação Sema na Secretaria de Infraestrura da cidade,, com o tema 'Boas práticas ambientais em serviços de Manutenção Urbana'. 

Logo após, às 10:30 horas, a primeira palestra na Escola Básica Henrique Lage, 'A Coleta Seletiva e a Importância Socioambiental', que mais uma vez tratará da destinação correta de resíduos na cidade para um melhor aproveitamento de todo o material produzido. 

Bairro Vila Nova entra em cena com coleta de lixo na terça (04) 


Uma das regiões de Imbituba que mais sentem os impactos em seu meio ambiente, e que também mais tem se organizado para combater e conscientizar sobre estes problemas, a Vila Nova, receberá uma ação especial da Sema. 

Com a participação do Vila Eco Surf, grupo criado há alguns anos no bairro, e que vem se preocupando de forma contundente com manutenção e preservação do local, a ação de 'Coleta de Lixo, Caracterização e Pesagem' dos resíduos, deverá movimentar o bairro e a praia da Vila Nova neste dia. A ação acontece no Condomínio Dr. João Rinza, a partir das 09 horas da manhã de terça feira (04). 

Ação no Calçadão do Centro de Imbituba trará conscientização e distribuição de mudas 


A quarta feira (05) ficará reservada para a principal ação da Semana do Meio Ambiente em Imbituba. No Dia Mundial do Meio Ambiente, das 9 as 17 horas, a Sema estará com toda sua equipe e apoiadores, no Calçadão da rua Nereu Ramos, onde será o palco da ação sobre 'Conscientização para o consumo Sustentável, distribuição de mudas, recolhimento de baterias, pilhas e carregadores de celulares inutilizados'. 

Assim como nas edições anteriores, uma grande movimentação é aguardada pelos integrantes da equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Imbituba. Além de alunos de escolas da cidade e empresas que devem acompanhar toda movimentação. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da preservação do meio ambiente..

Segundo Paulo Márcio de Souza, Secretário de Meio Ambiente de Imbituba, que esteve afastado por algumas semanas da pasta, "Este evento da Sema, segue o formato dos anos anteriores. Fazemos dentro da nossas condições, mas em se tratar de meio ambiente, toda ação é muito importante". 

Marcinho, como é carinhosamente chamado por sua equipe e amigos, fez questão de frisar ao Surfemais a importância de sua equipe, durante seu afastamento temporário, “Meu agradecimento especial a toda equipe da Sema, e a chefe de departamento Gabriela, que neste mês de minha ausência, organizou todo o evento, quase sozinha. Sem contar que, ainda estava organizando as novas eleições do Condema”. 

Nova Brasília e Paes Leme recebem a Semana do Meio Ambiente quinta e sexta feira

A Escola Estadual Básica Gracinda Augusta Machado, no bairro Nova Brasília, receberá no penúltimo dia da Semana do Meio Ambiente, quinta feira (06), a palestrante Engenheira Elaine Alano, para falar sobre 'Boas práticas para destinação do óleo de cozinha usado'. 

A palestra acontecerá em dois turnos, pela manhã, a partir das 10:30 às 11:30 horas, para alunos, pais e demais interessados, e da mesma forma na parte da tarde, das 14 às 14:45 horas. Segundo Paulo Márcio,A ideia em todos os anos, é levarmos para diferentes locais da cidade esta conscientização durante a Semana do Meio Ambiente” . 

Na sexta feira (07), a palestra será repetida, agora na Escola Básica Municipal Deputado Joaquim Ramos, no Bairro Paes Leme, em horário único, das 10:30 horas às 11:30 horas. Uma oportunidade única para a comunidade se interar ainda mais do assunto. 

Quinta feira (06) tem Cinema e apresentação do documentário 'Caminhos do Butiá Catarinenses'


Próximo de finalizar a Semana do Meio Ambiente de Imbituba, o quarto dia na programação da Sema contará com uma novidade. É dia de cinema! A partir das 18h:15min, o Ceges, no Centro da cidade, recebe o 'Cine Ambiente, com exibição de curta-metragens da Mostra Nacional de Produção Áudio Visual Independente do Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente'. 

Além da Mostra de curta-metragens nacionais, e em parceria com a Biblioteca Municipal de Imbituba e o IFSC de Garopaba, a grande atração deste fim de tarde e noite desta sexta feira será a exibição do documentário 'Caminhos do Butiá Catarinenses', evento que deve atraír um bom público e, praticamente, fechará a programação da Semana do Meio Ambiente de Imbituba.

Comentários