LÍDER COMUNITÁRIA E INTEGRANTE DO PLANO DE MANEJO DA APA BF SE MANIFESTA

Maria Aparecida Ferreira, a Cidinha de Ibiraquera, reclama da austeridade e das intenções da decisão


Integrante de associações comunitárias e movimentos de Ibiraquera e da praia do Rosa, uma das maiores defensoras do local e envolvida na implementação do Plano de Manejo na região norte de Imbituba, Maria Aparecida Ferreira, a Cidinha, se diz indignada com o processo, "Ridículos!! Desrespeitoso!! Uma falta de ética absurda!! Fizeram parte de todo o processo, teve perdas e ganhos para todos. Não aceitam perder na democracia!!"

Sobre as afirmações feitas no processo do Plano de Manejo da APA BF, Cidinha é enfática, já que participou de boa parte das incursões na região de Ibiraquera junto com o ICMBio, "A ceder nada!!! O plano ficou uma coisa acabada, perfeita!! Até porque ele pode ser renovado de 4 em 4 anos, Mas, foi um processo exemplar. Um acordo social quebrado por puro egoísmo!!! Chega ser insano!! Afinal uma unidade de conservação sem ferramentas de gestão para manter os recursos naturais minimamente equilibrados serve para que? Ou melhor, pra quem? Bom, com certeza a resposta da última pergunta já temos né?!!"

Sobre o conselho formado para dirimir o Plano de Manejo e a implantação do Turismo de Observação de Baleias Embarcado (TOBE), Cidinha também esclarece, "E o pior!!! São conselheiros da unidade!!! Me pergunto!! Qual o papel de um conselheiro de uma unidade? É para querer só o que lhe interessa??? Ah... agora o TOBE na atividade aí querem né?? Claro!! O que me convém pode acontecer!!! Por fim, amigos, é triste tudo o que estamos vivendo nas diretrizes ambientais do Brasil!!"

Cidinha lembra da tentativa de implantação de uma Resex em Ibiraquera, em que foi usado o mesmo argumento há época

"Estou tranquila no que falo!! Nos sentimos traídos por uma parte da sociedade que acham que o dinheiro compra tudo!! Saúde ambiental dos nossos ecossistemas não tem valor algum!!! Quando lutamos por nossa Resex, a desculpa era que já tínhamos leis. Tá ai!!! Nossa lagoa quase destruída!! Agora não querem o Plano de Manejo com a mesma desculpa!! Hipócritas!!! Sabem perfeitamente que o plano iria barrar a destruição que querem fazer nas nossas áreas frágeis!! E olha que ele ficou super brando!!! Enfim...o tempo irá falar o que estou dizendo", comenta Cidinha. 

Comentários