VÍDEO-DOCUMENTÁRIO MOSTRA COMO A CULTURA DO SURFE AJUDOU A DETERMINAR O PERFIL CULTURAL, SOCIAL E TURÍSTICO DE FLORIANÓPOLIS
Um dos filmes mais aguardados em Santa Catarina, já estréia premiado. A Federação Catarinense de de Cultura já o elegeu como melhor documentário no Edital Catarinense de Cinema FCC/2009. Sua mais recente apresentação foi em Portugal, no Surf At Lisbon Film Fest (SAL), uma das maiores mostras de filmes de surfe, dividindo o "pano" do telão com outras grandes produções, entre elas, A Deeper Shade of Blue, do premiado diretor Jack McCoy.
Sob a direção, roteiro e produção de Luciano Burin, a obra será apresentada nesta sexta-feira, as 21 horas, durante o 16º FAM 2012 - Festival Audio Visual do Mercosul - no Centro de Eventos da UFSC, em Florianópolis, com entrada gratuita.
![]() |
O paraibano Fábinho Gouveia presente na Ilha há vários anos. Foto: Surf & Cult/ Divulgação. |
Várias personalidades foram convidadas das diversas atividades profissionais e de lazer ligadas a cultura e a industria do surfe de Florianópolis, entre eles, Basílio Bosque Ruy, Avelino Bastos, Fernando "Marreco" Moniz, Machucho, Maurio Borges, Xandi Fontes, Binho Nunes, Flávio Vidgal, só para citar alguns.
![]() |
Os pioneiros cariocas Rochinha, Marreco e Flávio Vidigal. Foto: Surf & Cult/divulgação |
Para Avelino Bastos, shaper e proprietário das pranchas Tropical Brasil, "Gostei muito do resultado. Creio que ainda não havia visto um material tão bem elaborado sobre o surf e todas as complexidade que envolvem nosso esporte".
Por Eduardo Rosa
Comentários