DENÚNCIA: AREIAS DA PRAIA DA VILA, EM IMBITUBA, SOB ANALISE

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE RECOLHE MATERIAL PARA ANÁLISE

Secretária de Meio Ambiente de Imbituba junto com a UNESC recolhendo material para análise na praia da Vila, em Imbituba. Foto: Aquivo/SEMA


Após denúncia através da Ouvidoria Municipal, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente- SEMA - juntamente com a Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense -, realizou o recolhimento de quatro amostras compostas, para análise da substância que teria aparecido nas areias do Canto da Praia da Vila, em Imbituba.

Segundo o engenheiro ambiental da Prefeitura de Imbituba, Eduardo Canarim, não há confirmação se o material de cor escura encontrado nas áreas do nosso litoral é de fato coque de petróleo, somente através de análise de laboratório poderá ser identificado precisamente o tipo de material. “Podem ser, na verdade, minerais provenientes do intemperismo das rochas características da geologia da região ou até mesmo matéria orgânica”, explica o engenheiro.

Técnicos da UNESC recolheram material na praia da Vila para análise. Foto: Aquivo/SEMA

Primeiramente deverá ser feita a caracterização química do referido material, caso se confirme a presença de coque de petróleo ou qualquer outro poluente no solo, iremos investigar a origem e adotar os procedimentos técnicos e legais cabíveis”, ressalta o secretário de Meio Ambiente Paulo Márcio Souza.

Caso se confirme a presença de coque de petróleo nas areias da praia, deverá ser investigada a origem e os responsáveis. Posteriormente, a SEMA irá autuar a empresa responsável, e principalmente exigir a reparação do dano ambiental causado e soluções técnicas efetivas para impedir novas ocorrências. Os resultados devem ficar prontos em 20 dias.

Comentários