MORMAII BIG WAVE WSL 2018 REABRE COM SINAL AMARELO EM LAGUNA (SC)

ABERTURA DA JANELA DE ESPERA NESTA QUINTA FEIRA (17): DOIS GRANDES SWELLS ESTÃO PREVISTOS PARA OS PRÓXIMOS DIAS

João Baiuca, local da praia do Cardoso. Foto: James Thiest.

Nessa quinta, dia 17 de maio, será reaberta a janela de espera do Mormaii Big Wave wsl 2018, evento de ondas grandes na remada. O campeonato possui como palco a Praia do Cardoso, Farol de Santa Marta, no município de Laguna (SC), e uma ondulação gigante formada por um ciclone extratropical está prevista para os próximos dias na costa brasileira.

'Janela de Espera': Entenda o formato do evento

Segundo a organização do evento, 'o período de espera ainda nem inciou e já temos um sinal amarelo para a prova, colocando a organização e os atletas em estado de alerta'. assim como funciona a janela de espera. Como qualquer campeonato de ondas grandes ao redor do mundo, determina-se um período de tempo, normalmente entre 4 e 9 meses, no qual a organização, de acordo com as previsões dos gráfico de internet, determinará um dia específico para a realização da disputa.

Um tamanho mínimo de onda é exigido para que seja feita a convocação dos atletas, o que no caso do Mormaii Big Wave é de 3 metros (10 pés) de onda, com 13 segundos de período e direção entre sudeste e leste. Sendo assim, ao aparacer no radar uma condição semelhante, liga-se o 'alerta amarelo', colocando os atletas e envolvidos em estado de atenção. Caso a ondulação se confirme, com 72 horas de antecedência é emitido o 'sinal verde'.

A partir daí não tem mais volta, competidores de todo o mundo são acionados e começam a se deslocar para Laguna. Segundo Tiago Jacaré, um dos organizadores do evento, "Até sábado já teremos a confirmação se o evento irá rolar no início desta semana ou no próximo sweel que já entrou na previsão também, e que deve ser maior ainda, no transcorrer da próxima semana. Este próximo swell terá a influencia que precisamos, de leste, ideal para realizarmos o evento".   

Evento internacional de ondas grandes: R$ 50 mil em premiação


Vale ressaltar que o Mormaii Big Wave é chancelado pela WSL (World Surf League), entidade máxima do surf mundial, e realizado em parceria com a Federação Catarinense de Surf (FECASURF), Associação de Surf e Town In do Farol de Santa Marta (ASTFSM), Associação de Town In de Jaguaruna (ATOWINJ), e conta com divulgação do Waves. O campeonato possui patrocínio da Mormaii, Governo de Santa Catarina, FESPORTE e Prefeitura de Laguna, serão distribuídos R$ 50 mil de premiação em dinheiro aos competidores.

Conheça a lista de convidados: feras do big surf mundial em Laguna. 

A lista de convidados priorizou os atletas envolvidos com a WSL, incluindo brasileiros e sul-americanos. Todos atletas de prestígio e reconhecimento internacional que figuram no radar do Big Wave Tour (Mundial de Ondas Gigantes). Entre eles os brasileiros Pedro Calado, Felipe Cesarano, Carlos Brule, Everaldo 'Pato' Teixeira, Lucas Chumbo e Rodrigo Koxa, que deve ser o principal destaque já que ganhou na semana passada o prêmio mundial da WSL pela maior onda já surfada até então. 

Entre os estrangeiros, uma gama de surfistas de renome mundial quando se fala de ondas gigantes, como Nazaré, em Portugal, Jaw's, no Hawaii e Mavericks, nos Estados Unidos. Entre os convidados, o inglês Andrew Cotton, o australiano Ross Clarke Jones, o peruano Gabriel Villaran e os portugueses, Alex Botelho e Antonio Silva. 

Sobre a lista de 'alternates' - surfistas que ficam em espera caso algum atleta convidado não possa disputar o Mormaii Big Wave 2018 -, e a expectativa para que algum imbitubense dispute o evento, segundo Tiago Jacaré, "A lista de 'alternates' deve também ser confirmada neste sábado (19), junto com a confirmação ou não da possível realização do evento. O 'sinal amarelo' pode sim ser dado durante a semana que vem, por isso é importante todos estarem alertas".

CARLOS BURLE (BRA)
ANTONIO SILVA (POR)
ANDREW COTTON (ING)
RAFEL TAPIA (CHI)
COCO NOGALES (MEX)
LUCAS CHUMBO (BRA)
DIEGO MEDINA (CHI)
LUCAS SILVEIRA (BRA)
ALVARO MALPARTIDA (PER)
DRAKE HICKMAN (HAV)
PEDRO CALADO (BRA)
FELIPE CESARANO (BRA)
JARRYD FOSTER (AUS)
RODRIGO KOXA (BRA)
CRISTIAN MERELLO (CHI)
MARCOS MONTEIRO (BRA)
LAPO COUTINHO (BRA)
ALEX BOTELHO (POR)
EVERALDO PATO (BRA)
GABRIEL VILLARAN (PER)
PAULO MOURA (BRA)
MICK CORBS (AUS)
FABIO GOUVEIA (BRA)
ROSS CLARKE JONES (AUS)

Comentários