SINAL VERDE PARA O MORMAII BIG WAVE 2018

EVENTO FOI CONFIRMADO PARA SEGUNDA FEIRA (21) E A EXPECTATIVA DE ONDAS COM MAIS DE 3 METROS

Fábio Gouveia numa bomba na praia do Cardoso, em Laguna. Foto James Thisted.

No dia 21 de maio acontecerá o Mormaii Big Wave 2018, evento de ondas grandes na remada na Praia do Cardoso, Farol de Santa Marta, município de Laguna (SC). Uma ondulação gigante formada por um ciclone extratropical está prevista para a próxima segunda-feira marcando em torno de 3.5 mEetros,, com 13 segundos de intervalo. A primeira bateria iniciará as 08:00 horas da manhã.

Sendo assim o swell atingiu o tamanho mínimo de onda exigido para a convocação dos atletas.
"O período de espera ainda nem inciou e já tinhamos um sinal amarelo para a prova, colocando a organização e os atletas em estado de alerta", comenta Tiago Jacaré, um dos responsáveis pelo evento e um dos mais atirados surfistas no sul do Brasil. Apesar de não confirmado ainda, o 'sinal verde' já é realidade com a ressaca que se aproxima.

ASTFSM: Possibilidade de um evento histórico


A expectativa é imensa entre os atletas que estão ansiosos para a disputa e já iniciaram seu deslocamento rumo ao Cabo de Santa Marta, sul de Santa Catarina. A praia do Cardoso é famosa entre os big riders por ser o ponto mais ao leste da costa sul catarinense, o que o torna uma espécie de imã, atraindo grandes ondulações para sua extensa bancada.

Devido ao formato de competição, com apenas um dia de provas (baseado no Big Wave Tour – Circuito Mundial de Ondas Grandes da WSL) o evento contará somente com atletas convidados. O Mormaii Big Wave 2018 terá o sistema de notas computadorizadas e transmissão ao vivo pela SurfPro, e ainda contará com o head judge o diretor técnico da Confederação Brasileira de Surf, Jordão Bailo Júnior.

O gráfico indica que as condições estarão extremas, com ondas bem grandes e, como todos sabem, a Praia do Cardoso tem um line up com muita água se movendo, sendo assim, a organização do evento sugere pranchas entre 8’6 e 10’. "As pranchas de 10 pés, ou até maiores, são muito usadas no local, e são recomendadas para as condições que estamos esperando. Queremos que todos estejam com o equipamento adequado, por isso tragam pranchas grandes e com bastante volume para remada", comenta Reinaldo RLJ, da Associação de Surf e Town In do Farol de Santa Marta (ASTFSM). 

Evento internacional de ondas grandes

Com presença ainda não confirma, Rodrigo Koxa poderá ser o principal destaque do evento em Laguna, após ganhar o prêmio de maior onda surfada na história, em 2017, do Big Wave Awards da WSL, mérito reconhecido até mesmo pelo Guinnes Book. Foto: Divulgação.

O Mormaii Big Wave 2018 é realizado em parceria com a WSL, FECASURF, ASTFSM e ATOWINJ. Com patrocínio da Mormaii, Governo de Santa Catarina, FESPORTE e Prefeitura de Laguna, serão distribuídos R$ 50 mil de premiação em dinheiro aos competidores.

A lista de convidados reúne nomes ilustres das ondas gigantes, como os brasileiros Carlos Burle, Everaldo Pato, Lucas Chumbinho, Pedro Calado e Fábio Gouveia. E também atletas de renome internacional, como o lendário australiano Ross Clarke Jones e o inglês Andrew Cotton.

Conheça a lista de convidados: Chance de aparecer imbitubenses na lista de 'alternates' é grande

Imagens do Mormaii Big Wave Challange 2017. Por WaveData Systems

A lista de convidados priorizou os atletas envolvidos com a WSL, incluindo brasileiros e sul-americanos. Todos atletas de prestígio e reconhecimento internacional que figuram no radar do Big Wave Tour (Mundial de Ondas Gigantes). Entre eles os brasileiros Pedro Calado, Felipe Cesarano, Carlos Brule, Everaldo 'Pato' Teixeira, Lucas Chumbo e Rodrigo Koxa, que deve ser o principal destaque já que ganhou na semana passada o prêmio mundial da WSL pela maior onda já surfada até então. 

Entre os estrangeiros, uma gama de surfistas de renome mundial quando se fala de ondas gigantes, como Nazaré, em Portugal, Jaw's, no Hawaii e Mavericks, nos Estados Unidos. Entre os convidados, o inglês Andrew Cotton, o australiano Ross Clarke Jones, o peruano Gabriel Villaran e os portugueses, Alex Botelho e Antonio Silva. 

Sobre a lista de 'alternates' - surfistas que ficam em espera caso algum atleta convidado não possa disputar o Mormaii Big Wave 2018 -, e a expectativa para que algum imbitubense apareça nesta lista, e quem sabe, dispute o evento, e isso deve ser confirmado neste sábado (19), junto com a confirmação ou não da possível realização do evento.

Convidados:

CARLOS BURLE (BRA)
ANTONIO SILVA (POR)
ANDREW COTTON (ING)
RAFEL TAPIA (CHI)
COCO NOGALES (MEX)
LUCAS CHUMBO (BRA)
DIEGO MEDINA (CHI)
LUCAS SILVEIRA (BRA)
ALVARO MALPARTIDA (PER)
DRAKE HICKMAN (HAV)
PEDRO CALADO (BRA)
FELIPE CESARANO (BRA)
JARRYD FOSTER (AUS)
RODRIGO KOXA (BRA)
CRISTIAN MERELLO (CHI)
MARCOS MONTEIRO (BRA)
LAPO COUTINHO (BRA)
ALEX BOTELHO (POR)
EVERALDO PATO (BRA)
GABRIEL VILLARAN (PER)
PAULO MOURA (BRA)
MICK CORBS (AUS)
FABIO GOUVEIA (BRA)
ROSS CLARKE JONES (AUS)

Fonte: Fabiano Tissot/Mormaii

Comentários