3ª ETAPA DO SURF TALENTOS: DOMINGO DE SURF EM BC

LEO BARCELOS E ALMA CORGIOLU SÃO OS DESTAQUES IMBITUBENSES

Circuito Surf Talentos revelando atletas. Foto: Márcio David

Apresentado pela rede Mini Kalzone, o Circuito Surf Talentos Oceano ofereceu um grande show de surfe na praia Central de Balneário Camboriú neste último final de semana (21 e 22) em ondas de meio metro de altura. Nem o tempo nublado espantou o público da beira da praia.

No feriadão de aniversário da cidade, a praia Central de Balneário Camboriú ofereceu ondas de meio metro, com boa formação no turno da manhã e um pouco balançada no turno da tarde, onde competiram as Categorias Iniciantes, Mirim e Junior. As três categorias foram concluídas, apresentando os seguintes resultados:

No sábado, Heitor Muller vence a iniciantes, Juan Cruz a Mirim, Edson de Pra a Open e Leo Barcelos fica com o Vice Campeonato nesta etapa

Leo Barcelos - 1º da esq. para a dir. - ficou em 2º no Surf Talentos em BC. Foto: Márcio David.

Na Categoria iniciantes, Heitor Muller, de São Francisco do Sul (SC), confirmou a expectativa e ganhou a sua terceira etapa seguida no Circuito, totalizando 18.000 pontos no Ranking. Leo Casal, de Florianópolis (SC), acabou de voltar de um período na Austrália e fez a segunda colocação na Categoria. O paranaense Lucas Cainan ficou na terceira colocação, e Noah Machado, de Piçarras (SC), ficou com a quarta colocação.

Na Categoria Mirim, o Argentino Juan Cruz Ruggiero deu show de surfe e foi o grande campeão, deixando o Kaue Germano, de Maresias (SP) com a segunda colocação. Leo Casal fez mais um pódio no evento, ficando em terceiro lugar. Artur Romão, de São Francisco do Sul (SC) ficou em quarto. Juan Cruz, após a sua vitória, disse que esta competição “está muito forte e que os atletas são muito bons”.

Na principal Categoria do Circuito, onde está em jogo uma viagem completa para as Mentawais (Indonésia), com as passagens pagas pelo Açaí Paradise e a estadia de 12 dias embarcado, e com tudo pago pela Sibon Charters, a disputa está acirrada. 

O Paranaense Edson de Pra, que defende a liderança no Ranking na Categoria, surfou muito e levou a etapa, fazendo uma virada no final da bateria em cima do Imbitubense (SC) residente em Maresias (SP) Leonardo Barcelos, que ficou com a segunda colocação. O paranaense Kainan Meira ficou em terceiro lugar e João Godoy, de Florianópolis (SC) ficou em quarto, depois de ter feitos grandes resultados nos últimos eventos na Joaquina (SC).

Paranaense faz 'dobradinha' e havaiano eleva importância do Surf Talentos
 
Surf Feminino muito bem representado no Surf Talentos em BC. Foto: Marcio David.

Após a conclusão das Categorias masculinas Junior, Mirim e Iniciantes no sábado, foram realizadas neste domingo as Categorias masculinas Infantil e Petiz, além de todas as Categorias femininas (Sub 12, Sub 16 e Open).

O Paranaense de Matinhos, Anuar Chiah, levou duas Categorias e foi o grande destaque do evento. Na Categoria Petiz ele ganhou a terceira etapa seguida, somando 18.000 pontos no Ranking do Circuito. A segunda colocação ficou com o Havaiano Keone Roitman, destacando o reconhecimento internacional do Surf Talentos. O paulista João Vitor conquistou o terceiro lugar, seguido pelo Kaua Carvalho, de Matinhos (PR).

Já na Categoria Infantil, que também foi vencida por Anuar Chiah, o segundo lugar ficou com local de Balneário Camboriú Antônio Vitorino, com o paranaense Lukas Camargo em terceiro e havaiano Keone Roitman em quarto.

Anuar Chiah, em entrevista, falou: “O Circuito Surf Talentos Oceano é um campeonato muito show, quero sempre estar aqui, ganhei as Categorias Infantil e Petiz, e vamos para a próxima”.

Campeã Brasileira leva a melhor e a imbitubense Alma Clorgiolu é a destaque da Sub-12

A pequena Alma Corgiolu - 3ª da esq. para a dir. - fez bonito no Surf Talentos em BC. Foto: Márcio David.

Na Categoria feminina Sub 12, é notória a evolução do surfe feminino. A paranaense de Matinhos Gabriely Vasque surfou muito e foi a grande vencedora. Gabriely é a atual Campeão Brasileira Sub10 e Campeã Paranaense Sub12. O segundo lugar ficou com a também paranaense Luara Mandeli. Alma Corgiolu, da Praia do Rosa, ficou na terceira colocação e a paulista de Camburi Giovana Donato na quarta.

Já na Categoria feminina Sub16, a Atleta da Guarda do Embaú (SC) Pamela Mel quebrou a sequência de vitórias da atleta de São Francisco do Sul (SC) Ana Romão e ficou em primeiro lugar, deixando a Ana com a segunda colocação, porém ainda na liderança do Ranking. Kiany Hyakutake, da Joaquina (SC) ficou em terceiro lugar, superando Rafaela Coelho, da Guarda do Embaú (SC), que ficou com a quarta posição.

A Categoria Open Feminina foi um grande vira-vira entre nas duas primeiras posições, e no final a primeira colocação ficou com a Argentina Coco Cianciarulo, seguida pela paranaense Andressa Carvalho. Ana Romão ficou em terceiro lugar, deixando a atleta Nathalia Schier, também de São Francisco do Sul (SC), com a quarta posição.

SC-QS termina e Fecasurf anuncia SC-Tour 2018 e Seleção Catarinense no Brasileiro Amador 2018

Praia cheia no Surf Talentos em BC. Foto: Márcio David.

Como esta foi a última etapa do Circuito Classificatório da FECASURF SC-QS, valendo vaga para o Circuito SC-TOUR, que determinará os Campeões Catarinenses, a Federação anunciou durante a premiação quem foram os Campeões do SC-QS de cada Categoria. Além disso, a FECASURF ainda realizou uma reunião com os Atletas que representarão o Time Catarinense de Surfe no Campeonato Brasileiro no mês que vem.

É bem provável que a última etapa do SC-TOUR da FECASURF seja a última etapa do Circuito Surf Talentos Oceano, onde será determinado e anunciado também que serão os novos Campeões Catarinenses.

Conforme o Diretor Técnico da FECASURF José Olegário Didi, “é muito importante isso que está acontecendo, e nesta ação, novas revelações estão chegando no cenário do surfe nacional, através do Circuito Surf Talentos Oceano e da FECASURF”. 

Conforme Sabrina Eggert, da patrocinadora Oceano Surfwear, “o Circuito Surf Talentos Oceano está tendo uma repercussão muito maior do que nos anos anteriores, nós temos evoluído bastante com o próprio esporte, com as crianças participando e muito dedicadas. O prêmio da Categoria Júnior tem atraído muito mais os atletas para competirem e fazerem bem feito. O apoio dos patrocinadores e dos parceiros de cada cidade em que acontece o evento tem sido muito bacana, a gente sempre tem tido atividades extra-surfe, como as do Keep The Ocean Blue e atividades físicas, dentre outras. O Circuito está cada vez mais legal”.

Surf Talentos Sustentável: Limpeza da Ilha das Cabras, prancha ecológico e 1001 Sereias... 

Keep The Ocean Blue presente em BC durante o Surf Talentos. Foto: Márcio David. 

O Projeto Keep The Ocean Blue realizou diversas ações de educação socioambiental, e sorteou 10 kits na atividade do Quiz das redes sociais. Também foi realizada uma limpeza na Ilha das Cabras, com coleta de dados técnicos, em parceria com a Associação das Escolas de Surfe de Balneário Camboriú, do Corpo de Bombeiros e da Virada BC. Além da coleta dos resíduos e dos dados, por praticantes de Stand Up Paddle, será gerado um documento técnico através de um Biólogo Gestor Ambiental contendo sugestões para o gerenciamento público dos resíduos sólidos na Ilha. 

Durante o evento o Projeto Prancha Ecológica, da associação Ecogaropaba, esteve presente com as suas pranchas fabricadas com garrafas PET, assim como o Studio FunSurf, que ofereceu diversas atividades físicas de treinamento funcional para o surfe.

Galerinha se divertindo no Circuito Surf Talentos 2018, em Balneário Camboriú. Foto: Márcio David. 

Houve um encontro muito interessante durante o evento: O Projeto de surfe feminino “1001 Sereias”, de Balneário Camboriú, comandado pela lenda do surfe Saulo Lyra, interagiu com o Movimento “Elas Também Dropam”, de Florianópolis, comandado pela Diretora de Surf Feminino da FECASURF Tina Vilela. Na oportunidade, além da consequente interação e integração, Saulo abordou o tema Psicologia Esportiva com as atletas.

O Circuito conta com o Patrocínio da Oceano Surfwear, rede mini Kalzone, Mormaii, Dragon, Silverbay e Pró Ilha Surfboards. Como Copatrocinadores o Circuito conta com a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú (por meio da Fundação Municipal de Esportes), a Construtora Taroii e o Açaí Paradise. Os apoiadores são: Vieiras Hotel, Surfer’s Paradise, Kbral Auto Center, Studio FunSurf e Hotel Shallon.

Fonte: Assessoria de Imprensa Surf Talentos

Comentários